sábado, 21 de março de 2009

EXCLUSIVO: CENSO 2010 / IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com os trabalhos preparatórios para a realização do Censo 2010, a todo vapor. O instituto já está dialogando com a sociedade sobre os critérios para definição dos limites territoriais de estados e municípios. Eu fiquei intrigado com isso e fui pesquisar, e descobri que de acordo com o Parágrafo 4° do Art. 18, da Constituição Federal de 1988, o estabelecimento dos limites estaduais e municipais é atribuição de estados e municípios, respectivamente. Nesse ponto, me sobreveio uma dúvida e uma vaga lembrança, qual seja: não tenho informação quanto a que esse possível levantamento tenha sido feito pelo município angrense, mas tenho uma vaga lembrança (careço de mais informações quanto isso) de ter ouvido ou lido alguma coisa dando conta de que o ex-deputado estadual, NEIRÓBIS NAGAE (PT), me perdoem se estiver errando neste autor, teria conseguido aprovar na Alerj uma redefinição dos limites de Angra. Me parece, inclusive, que foi essa medida, associada a uma Emenda Constitucional, smj, que estancou as pretensões imediatas de emancipação do 4° distrito angrense. O IBGE entende que há imprecisões que podem provocar distorções nos dados. Assim, sugiro que o governo angrense disponha os seus técnicos para se inserirem imediatamente nesse processo.
Eu vou continuar falando mais sobre o Censo 2010, em detalhes.
PS) Quanto as dúvidas que apresentei, estou à disposição para o recebimento de informações mais precisas que corrijam as minhas falhas, caso hajam.
21/03/09
23h35min.

adelsonpimenta@ig.com.br