terça-feira, 19 de maio de 2009

AUDIÊNCIA DO PAC EM ANGRA

Muita, mas muita política mesmo na Audiência Pública do PAC, e pouco resultado prático. É exatamente essa leitura que pude fazer do encontro acontecido ontem (18), em Angra dos Reis. A platéia ficou dividida ao meio por funcionários da prefeitura (cargos políticos) de um lado, e militantes de um interessante movimento popular denominado ANGRA 3 Sim, de outro. A Petrobrás com a mesma palestra de sempre (muito bem elaborada e planejada) mas sem qualquer alento objetivo para o município angrense. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, representado pelo secretário de desenvolvimento econômico, JÚLIO BUENO, numa vaselina que deu gosto, nem Sim pra você nem Não pra eles e fiquemos todos felizes, levantou-se no "adiantado da hora" e foi-se, mas não sem antes ser ovacionado pelo que disse; ou seja, nada. O representante da Secretaria Nacional dos Portos trouxe a informação de que a dragem está sendo licitada para o Porto da cidade, mas isso é pouco e já sabido- frente aos desafios necessários do setor. O representante do Dnit tentou animar a festa com algumas notícias de médio e longo prazo, e talvez tenha sido o único que trouxe alguma coisa (muito pouca) para ser dito de prático.Quanto ao imbróglio do licenciamento municipal de ANGRA 3 (pautado pelo movimento à favor), o prefeito, TUCA JORDÃO, disse que as conversações com a empresa agora estão num rumo que propiciará o entendimento, podendo ser assinada até o fim do mês. Além disso, nada. Eu, por exemplo, ia perguntar (não me foi permitido devido ao tempo) sobre a ausência de um estudo municipal de impacto social, e quanto a ausência da Cedae à mesa, pois entendo haver questionamentos profundos que a empresa precisa responder, enfim. Foi isso, e só.

19/05/09 - 17h30min. adelsonpimenta@ig.com.br - BLOG
Se você gostou, recomende-o à sua lista de contatos.