sexta-feira, 15 de maio de 2009

OS PREFEITOS (EM SUMA) NA AUDIÊNCIA DO PRÉ-SAL

Senhores, me perdoem o atraso nessa matéria, realmente esta semana foi curta para mim, pois estou em fase de viabilização do meu novo projeto de comunicação de massa pela internet. Mas, como não sigo padrões das redações jornalísticas tradicionais, farei aqui um apanhado do que percebi dos municípios na Audiência Pública do Pré-Sal e Sustentabilidade, realizada em Caraguatatuba.
UBATUBA
O Prefeito EDUARDO CÉSAR afirmou que o município não dispõe de áreas para a criação de Parques Industriais. Disse não ser possível, por exemplo, criar um estaleiro. Considera necessário o geoprocessamento, mas disse não ter dinheiro para encomendá-lo, pois seria muito caro. E terminou salientando sobre os problemas vividos com a coleta e a destinação dos resíduos sólidos. Foi de pires na mão, jogou o verde pra cima da Petrobrás mas, pelo jeito, não vai colher maduro.
-
SÃO SEBASTIÃO
O Prefeito ERNANE PRIMAZZI, informou estar sendo elaborado um estudo em toda a região do Litoral Norte Paulista de impacto de Vizinhança, para -então- de posse desse instrumento, buscar um diálogo mais franco com a Petrobrás. Alertou sobre problemas que está enfrentando no município com saneamento básico, segurança, lixo, e saúde pública. Pincelou, mas não detalhou, qualquer coisa sobre royalties dos valores agregados dos 22 municípios da Abramt (que ele preside). Não pediu diretamente nada, mas não fechou a porta. Sinal de que por ali tornará a passar.
-
ILHABELA
O vereador Presidente da Câmara (representante do Prefeito) chegou desavisado e partiu para cobranças atabalhoadas pra cima da empresa, tomou um educado chega pra lá, e desconhecia que das 22 comunidades pesqueiras em toda a região atendidas pelos programas da Petrobrás, 11 eram só na Ilhabela. Pára! Pára o mundo que eu quero descer (parafraseando Raul Seixas). Recolheu o brinquedo, só não sei se chegou a perder o rumo de casa. Uma pena a ausência do Prefeito TONINHO COLUCCI, que fatalmente não seria tão inábil.
-
CARAGUATATUBA
Tá bonito na foto. É a maior base nacional de tratamento de gás, a chamada Monteiro Lobato, que passa pela ordem de R$ 1 bilhão de investimentos diretos. Ainda tem o gasoduto que ligará Caraguatatuba a Taubaté (com 98 km de extensão) e mais R$ 1,5 bilhão de investimento. Tá com tudo e não tá prosa. Entrou de mansinho, falou pouco e ainda sobre "caranguejo", evitou bola dividida com a Petrobrás e foi pra galera! Mas, mandou seu recadinho. Disse que Caraguatatuba está sendo favelizda, pediu ajuda para a construção de um aeroporto (e deve levar, percebi bom trânsito com a direção da empresa, presente), e fez política: convidou a empresa para sentar à mesa nas discussões do Plano Diretor municipal. Prontamente aceito!

É esse o resumo, pois o tempo urge.

15/05/09 - 01h27min. - adelsonpimenta@ig.com.br - BLOG
-