terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SAAE LICITA PROJETO DE SANEAMENTO NO CENTRO DE ANGRA

NOTA OFICIAL
(E-mail recebido)
----------------------------
A Prefeitura de Angra, através do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) licitou um projeto para fazer o tratamento do esgoto em toda a região central da cidade. O valor total é de R$ 18,7 milhões e vai beneficiar 45 mil pessoas, com o início das obras previsto para o mês de maio e duração de dois anos.


Segundo Carlos Alberto Marcatti, presidente do Saae, atualmente são atendidos 36 mil moradores na região central. Com o projeto pronto, serão 45 mil. “A capacidade de tratamento de esgoto será de 7 milhões e 200 mil litros por dia, com índice de eficiência de 95%”, diz. De acordo com a legislação em vigor, o Inea (Instituto Estadual de Meio Ambiente) exige índice de 85%.

No Centro, o projeto prevê a construção de oito estações elevatórias, que enviarão o material a ser tratado para a estação da Praia da Chácara. Atualmente essa estação tem um equipamento, denominado “Rafa” (Reator anaeróbico de fluxo ascendente) que é considerado primário.
O projeto tem uma concepção de rede do tipo separadora, ou seja, a água proveniente das chuvas irá desembocar normalmente no mar, sendo separada do esgoto que será coletado, enviado para as estações elevatórias e tratado na estação da Praia da Chácara.
O financiamento é do programa “Saneamento para todos”, do ministério das Cidades, com 90% dos recursos da Caixa Econômica Federal. A Prefeitura tem uma contrapartida de 10% e pagará o empréstimo em vinte anos, com juros de 6% ao ano.
-
Obs) Tenho opinião acerca disto, mas o farei logo mais.
-
15g42min.              -                       adelsonpimenta@ig.com.br