sexta-feira, 19 de março de 2010

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NA BAÍA DA RIBEIRA

NOTA OFICIAL
( Por e-mail )
------------------------------
   Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Angra participaram de uma operação de fiscalização na Baía da Ribeira nessa quinta-feira, dia 18. A ação foi conjunta, reunindo as esferas municipal, estadual e federal – a prefeitura, o Ibama, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Instituto Chico Mendes – e faz parte da Fiscalização Preventiva Integrada 2010, realizada a cada dois meses em toda a Baía da Ilha Grande, incluindo Mangaratiba e Paraty.

       – O foco da operação é verificar e coibir obras, ocupações irregulares e outros crimes ambientais praticados em áreas de preservação – explicou José Morelli, analista ambiental e chefe da operação.   

       A equipe, formada por mais de 10 agentes dos vários órgãos, se dividiu em duas lanchas e percorreu toda a Baía da Ribeira, incluindo as ilhas e a parte continental. Hotéis, obras particulares e empresas do setor náutico foram alguns dos autuados e multados. Foram encontradas irregularidades como corte ilegal de árvores, uso de motosserra sem registro, uso indevido da faixa de água pertencente à Estação Ecológica de Tamoios para embarcações e serviços náuticos e, principalmente, diversos tipos de obras irregulares em áreas não edificantes.

            No total foram oito notificações, cinco embargos, dois autos de infração, duas apreensões, um auto de constatação, cinco multas, três interdições e quatro intimações.    
-
15h36min.                         -                     adelsonpimenta@ig.com.br