quarta-feira, 21 de abril de 2010

BLOGUEIRO ACUSA JORNALISTA DE PLÁGIO

PAUTA DO LEITOR
( Por e-mail )
----------------------------------
O jornalista e blogueiro Marcus Ottoni acusa um repórter do Jornal de Hoje, de Natal (RN), de ter plagiado partes de textos de seu blog para publicar no veículo em que trabalha. De acordo com Ottoni, o jornalista teria copiado frases inteiras e uma declaração, alterando apenas o nome da entrevistada.

A matéria tratava de um campo de futebol abandonado no loteamento José Sarney, na Zona Norte da cidade. O texto foi assinado por Filipe Mamede e publicado no dia 15/04. Ao ver a capa do jornal, Ottoni decidiu ler a notícia e se surpreendeu ao ver partes de sua matéria no veículo.

“Ele chupou frases inteiras e uma declaração de uma pessoa que eu entrevistei, que ele deu o nome de um personagem fictício. Foi um lamentável incidente jornalístico”, contou o blogueiro.

Após a manifestação do jornalista, o repórter enviou um e-mail pedindo desculpas por não ter citado a fonte, e explicou que havia recebido o texto como sugestão de pauta, mas sem saber quem era a fonte.
“Recebi, ontem, uma pauta com algumas citações de um texto que versava sobre os problemas existentes no loteamento José Sarney, porém não havia a fonte do material. É comum, dentro da prática diária do jornalismo cotidiano usarmos trechos das pautas como complemento das reportagens. No entanto, gostaria de ratificar meu pedido de desculpas pelo fato ocorrido e garantir que a situação não mais se repetirá. Redigi uma nota me retratando sobre a situação. Ela será veiculada na edição de amanhã do Jornal de Hoje”, explicou Mamede, em e-mail encaminhado a Ottoni.

Procurado pelo blogueiro, o jornalista responsável pelo veículo, Marco Aurélio Sá, considerou o caso absurdo e se comprometeu a divulgar uma nota no jornal com esclarecimento aos leitores. A nota foi publicada no dia 16/04.

De acordo com a diretora de redação do Jornal de Hoje, Sylvia Sá, na nota o repórter pediu desculpas por não ter citado a fonte do texto e reiterou que o episódio não voltaria a acontecer. “Ele reconheceu o erro dele e nós garantimos que isso nunca mais irá se repetir. Ele é um bom repórter, esforçado, tem o texto bom. Acho que foi por um descuido, não por esperteza”, defendeu.

Ottoni afirmou que não pretende levar a história adiante. “Eu encerro essa história aqui, já publiquei tudo no meu blog. Isso serve de alerta para que as pessoas tenham mais cuidado. Poderia até publicar, mas citando a fonte”, declarou.

Procurado pela reportagem, Mamede disse que já havia pedido desculpas ao jornalista e por isso preferia não comentar mais o caso.
-
14h24min.                      -                                  adelsonpimenta@ig.com.br