sábado, 17 de abril de 2010

CEMITÉRIO EM PAUTA


A Prefeitura de Angra, em atendimento as muitas cobranças deste blog, envia e-mail assegurando que iniciará uma obra de ampliação nas vagas para sepultamento, na Vila Histórica de Mambucaba. "O projeto está pronto, a verba liberada e o contrato assinado, no entanto, a reforma ainda não começou porque os moradores do bairro não querem o serviço, alegando que a comunidade não precisa desta ação e que os corpos exalam mau cheiro"- diz a nota. A iniciativa faz parte de um programa de aumento do serviço em todo o município, começando pela Vila Histórica e, segundo a secretária de Ação Social, Jane Veiga, o cemitério da localidade é municipal, portanto, as vagas são dos moradores de Angra dos Reis.

A obras vão aumentar 75 gavetas – atualmente, o cemitério possui 51 vagas no solo – e servir para efetuar a construção de 140 caixas para ossos, em estil. Todo um preparo como distanciamento do solo, inclinação especial, lacre de concreto, impermeabilizantes, entre outros cuidados para que não haja problemas tanto para o meio ambiente quanto para os moradores, será realizado. Além, disso, todos os módulos terão cobertura com telhas. A obras estão na fase de preparação do terreno.

OPINIÃO
---------------------
É um primeiro passo. É importante. Mas é pouco ainda. Tão logo iniciei minhas evoluções críticas sobre as deficiências e flagrantes desrespeitos a legislação com os cemitérios públicos e privados existentes no município, o vereador MANOEL PARENTE (PHS) fez o assunto subir à pauta na Câmara, e desde então- ainda não havia uma notícia sequer de qualquer mexida do governo nesse sentido. O amigo PARENTE, em sua proposição, apontou a urgente necessidade de se construir um novo cemitério municipal com plena obediência a resolução específica do Conama, indicando uma grande área no bairro do Belém. Pois bem, feito esses registros, entendo que a medida ora anunciada pela prefeitura sirva para atender ao momento, mas a secretaria da pasta não pode se furtar em apresentar em audiência pública qual o planejamento do governo municipal para resolver de vez o problema de falta de vagas nos cemitérios em Angra, bem como sobre qual será o tratamento dispensado ao assunto pela próxima década, no mínimo. Fala tú!
-
16h50min.               -                 adelsonpimenta@ig.com.br