domingo, 25 de abril de 2010

CEMITÉRIO: O DEBATE GANHA CONTORNOS

No último dia 22, segundo informam a este modesto blog de opinião os moradores da Vila Histórica de Mambucaba (Angra), houve uma uma reunião com os vereadores angrenses, o humanista PARENTE , e o petista ÍLSON PEIXOTO (PT) com a comunidade local, onde se pretendia uma conversa que foi originada há algum tempo por este blog, sobre a questão do cemitério local, que está na linha de intervenções públicas onde a prefeitura anunciou investimentos. No espaço de procura de matérias anteriores deste blog (barra lateral à esquerda) digite a palavra 'cemitérios' e você verá todas as postagens que venho fazendo cobrando responsabilidades. 

Pois bem, voltando a reunião da Vila Histórica, comentam os meus leitores que o vereador PARENTE falou de todos os cemitérios do município e detalhou as condições atuais do cemitério local (leitura que pode ser feita também em seu blog "http://vereadorparente.blogspot.com/"). No projeto da prefeitura consta a higienização do equipamento público local com a construção de 140 caixas ossuárias e 75 Lóculos, em obediência aos critérios da ABNT/CONAM n° 335. Há conflito com os moradores, que discordam de parte do projeto apresentado. Ao que parece, o debate caminha para uma solução com o ingresso da secretária JANE VEIGA, mas ainda não está esgotado. No entanto, chamou a atenção deste blog o fato de o vereador ÍLSON PEIXOTO (que é médico de formação profissional) ter abdicado de participar da Mesa, quando pediu a palavra e informou que entraria no Ministério Público contra a realização da obra, para logo em seguida abandonar a reunião. Os leitores reclamam da postura do vereador e em suma perguntam: "Será que ele prefere continuar sepultando os mortos na praia, ou será que está do lado do quanto pior melhor"?_ resumo dos e-mails dos moradores. 

Por considerar a situação bastante delicada e por entender que a formação profissional do vereador lhe confere conhecimento que este autor não dispõe, e também por ser o estimulador deste debate quase que solitariamente, vou provurá-lo pessoalmente esta semana, e também ao vereador PARENTE (ambos são meus amigos) e conversar um pouco para entender melhor a questão. Pretendo conversar com a secretária JANE VEIGA (que também é sempre muito solícita com este autor), sobre este cemitério e quanto ao macroplanejamento de sua pasta para toda a questão municipal, para então elaborar uma opinião melhor sobre esta equação, no sentido de contribuir com o debate_ sempre.
-
11h20min.                      -                           adelsonpimenta@ig.com.br