sábado, 10 de abril de 2010

RESPOSTA AO BLOG DO PDT

Em recente postagem, sob o título "Cadeia Neles", o blog do PDT angrense sai em defesa do prefeito de Niterói/RJ, JORGE ROBERTO SILVEIRA, em referência a minha postagem anterior a esta, sob o título "Cadeia nele!", e vou replicar em face do emprego do contexto do Blog do PDT que economiza com a verdade, no que tange a questão em tela.
-
RESPOSTA
-------------------------
Desconheço em Angra, e se há que se apresente com os fatos, alguém que- em vida tenha questionado publicamente mais a gestão do ex-prefeito FERNANDO JORDÃO (eleito pelo PDT inclusive no 1° mandato), que eu. Portanto, o cunho acusatório da NOTA do blog que defende o prefeito de Niterói, deve ser desconsiderado de imediato. A ocupação urbana desordenada tem pautado a essência de praticamente todas as minhas inserções midiáticas e nas Audiências Públicas, onde sempre participei- quase que solitariamente, cobrando respostas. Nesse sentido, quando houve a mais recente tragédia em Angra, disse ser momento de socorro às vítimas primeiro e depois que se apurasse com rigor as responsabilidades. Governos se sucederam, laudos técnicos foram confeccionados e, aparentemente, ignorados; há um histórico de passivos pós advento das duas principais indústrias e a construção da Rodovia Rio-Santos, que não foram objetos de criteriosas análises específicas ainda, de modo que uma auditoria aprofundada precisa ser elaborada com acompanhamento sério do MP, principalmente. Na gestão petista, que governou o município por 12 anos, foi instituído o Plano Diretor Municipal da cidade, mas foi também um dos períodos em que mais se ergueram casas em áreas de iminente risco, e assim por diante. Nunca vi um só partido político fazendo qualquer controle social sobre as atividades do Executivo nos últimos anos; não tenho notícias de que o PDT -por exemplo- tenha reclamado sua bandeira programática quando Fernando deixou a legenda após a posse; ao contrário disso, recolheu-se em obsequioso silêncio numa política diminuta. Então, não sou eu quem tem estrutura nem elementos para apontar culpados sobre a tragédia em Angra, mas reitero que precisa haver investigações pelos órgãos competentes; ao passo que, caso o PDT de Angra ou qualquer outra pessoa ou instituição tenha posse da certeza sobre quem acusar, que o faça política e/ou criminalmente e não transfira essa responsabilidade.

No caso de Niterói/RJ, pedi e peço "Cadeia Nele!". O prefeito pedetista, JORGE R. SILVEIRA, governa o município pela 4° vez e ora diz que desconhecia que ali tivesse sido um lixão, ora diz que sabia da existência passada mas não sabia dos riscos. E mais, levou investimentos em urbanização ao local da tragédia. E mais, não apontou um só mapeamento das áreas de risco do município onde conste a área afetada. E mais, do Morro do Bumba não restou uma só família, todas vitimadas. Neste caso também devem ser apuradas todas as responsabilidades à fundo, mas não se ignora 13 anos, que chegará aos 16 com o curso do atual mandato, e se houver a reeleição 20 anos de um mesmo ator à frente da gestão pública de Niterói sem saber assegurar se sabia ou não (e isso é o que menos importa agora) se ali era ou não uma área inabitável.  Portanto, tanto num caso quanto noutro há falhas, e cada um que emita e não omita a sua opinião direta. A minha está sempre publicada clara e objetivamente neste blog, que é pessoal e não institucional. É isso! Cabem emendas e embargos, mas esta é a minha modesta opinião.
-
22h24min.                    -                          adelsonpimenta@ig.com.br