terça-feira, 4 de maio de 2010

SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Eu já havia especulado aqui neste blog há um bom tempo, assim que havia sido informado pelo secretário de governo, ALEXANDRE SOARES, sobre a possibilidade, e finalmente está marcado para o próximo dia (08), o I SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, de Angra. A discussão se dará das 08hs. as 17hs., na Igreja conhecida dos Mórmons (em frente ao Shopping Pirata's). Pra quem ainda não conhece a estrutura do local- se surpreenderá. O responsável pela administração regional é o ex-vereador ALTINO CARLOS.

Leia comigo um trecho da
NOTA OFICIAL
(Recebida por e-mail )
----------------------------------------------

Com o tema "Unindo idéias, discutindo soluções", o evento vai reunir 98 Associações de Moradores de todo o município. Além de pioneiro, o seminário vai utilizar uma metodologia através da qual será possível fazer uma radiografia das necessidades de cada bairro, conforme ordem de importância da atuação de cada secretaria, fundações e autarquias municipais. O 1º Seminário de Políticas Públicas de Angra dos Reis será aberto pelo prefeito Tuca Jordão, que apresentará as ações do governo municipal. Secretários, subsecretários, presidentes de fundações e autarquias municipais também estarão presentes. Para o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, o seminário será uma oportunidade de extrema importância para que a prefeitura registre as necessidades das comunidades de forma minuciosa.

Se analisado pelas últimas ações da secretaria de governo, a idéia conceitual é boa mas deixa para o governo a responsabilidade de produzir efeitos práticos. Pela leitura que faço, o governo busca subsídios técnicos e sociais para deliberar medidas importantes. É o que parece, ao menos. Senão vejamos: Está em curso estudos técnicos sobre áreas de risco, pela Geo-Rio; sobre a engenharia de tráfego, com a Coppetec (Cope/UFRJ); foi criado um 'Escritório de Gestão', na estrutura administrativa direta do goderno; houve a promoção de uma edição tardia da 'Conferência da Cidade'; houve um Seminário interno para servidores públicos e ocupantes de cargos de confiança para diretrizes governamentais e introdução da 'Escola de Gestão de Governo'; e agora haverá o Seminário de Políticas Públicas. Não obstante, vale destacar que o prefeito TUCA JORDÃO já sinalizou com a criação de novos bairros, com a verticalização ( que já produzirá uma mudança significativa no gabarito urbano da cidade), e que ainda há agendas à serem tocadas nesta gestão, sendo: concessão do saneamento básico (o debate público precisará ser franqueado, há inovações na legislação pertinente); mobilidade urbana; logística portuária, comercial e turística; resíduos sólidos (o assunto está muito longe de ter-se esgotado); além dos espaços urbanos para a construção do novo Batalhão da Polícia Militar, entre outras providências pendentes. Este blog prossegue no debate, e a sociedade espera por mudanças estruturais que produzam melhor qualidade de vida, com segurança e justiça social. A meu ver, esse é o grande desafio do governo.
-
20h05min.               -                       adelsonpimenta@ig.com.br