segunda-feira, 7 de junho de 2010

ROYLTIES PARA CÂMARAS MUNICIPAIS


A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 489/10, do deputado MARCOS MEDRADO (PDT-BA), que inclui os royalties de petróleo e gás natural na base de cálculo do duodécimo - o repasse de recursos orçamentários pelas prefeituras para as câmaras municipais. O objetivo é recompor o orçamento das câmaras, em razão do futuro aumento do número de vereadores estabelecido pela Emenda Constitucional 58.
Essa emenda, promulgada em 2009, alterou a composição das câmaras, aumentando o número total de vereadores no País dos atuais cerca de 52 mil para aproximadamente 59 mil. A mudança constitucional terá efeitos a partir da legislatura 2013-2016. "Para a aprovação da Emenda 58, não houve estudo de impacto nas verbas das câmaras. Com isso, muitas câmaras do País estarão com seus orçamentos comprometidos e outras tantas, impossibilitadas de funcionar", diz o deputado.
Tramitação
---------------
admissibilidade da PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovada pela CCJ, a proposta será examinada por uma comissão especial e, posteriormente, votada pelo Plenário em dois turnos.

Íntegra da proposta:

Fonte: Agência Câmara de Notícias
-
11h57min.            -                   adelsonpimenta@ig.com.br