quinta-feira, 17 de junho de 2010

A SAÚDE RELATADA PELOS DR(s).

No blog petista do vereador angrense, ÍLSON PEIXOTO, há um tiroteio pra cima das unidades de saúde do município. Pela redação declarada, o vereador esteve em diligência pelo mandato que exerce em alguns bairros, para se certificar das condições estruturais e operacionais das unidades físicas onde funcionam as Estratégias de Família (ESF), e relata em detalhes os pontos críticos de cada uma delas, em seu blog. Importante ressaltar que o vereador ÍLSON era, antes de assumir o mandato eletivo, diretor do Hospital de Praia Brava, e ainda médico da rede pública; portanto, alguém habilitado para narrar por dentro tais condições. É oposição ao governo municipal, que é do PMDB- aliado nacional.

Noutra ponta, embora não disponha de um blog ainda, o vereador peemedebista, AMÍLCAR JORDÃO, também tem subido consideravelmente o tom em relação aos serviços prestados pela rede pública municipal de saúde, no município. AMÍLCAR, que é governista,  era o secretário da pasta até pouco tempo antes de assumir o mandato na vereança. Suas fortes críticas tem se dado do alto da tribuna, nas sessões legislativas. Isso tem provocado certo desconforto em setores do governo.

Enfim, em ambos os casos, a crítica tem sido veemente e elaboradas com consistência. Para tais, não se pode fazer ouvidos de mercador. Não obstante, em Angra há uma Fundação de Saúde (FUSAR), que concentra e executa os recursos, bem como define o macroplanejamento de todos os setores ligados a saúde municipal. Há recursos disponíveis em quantidade impublicável. Há receitas extraordinárias, vide o caso das contrapartidas de Angra 3, em convênios costurados pelo prefeito e pela secretaria de governo, com a direção da empresa Eletronuclear. Desse modo, sugiro a reunião dos principais atores que lidam com a pasta e a Comissão de Saúde da Câmara, e a promoção de uma Audiência Pública para a busca de soluções, sejam elas quais forem, desde que comprovadamente necessárias. E isso, doa a quem doer. Eis aqui a minha contribuição.
-
20h26min.              -                adelsonpimenta@ig.com.br