domingo, 8 de agosto de 2010

PRÉ-SAL TERÁ R$ 340 BI EM 3 ANOS

Esta é a chamada de capa da edição de hoje (08) do jornal 'A Tribuna'. Recomendo a leitura. Esses recursos integram investimento de R$ 540 bi que abrange projetos de energia, petróleo e gás, portos, telefonia, estradas e ferrovias, previstos para o país entre 2010 e 2013. Há, segundo leitura da matéria, investimentos que sequer ainda foram anunciados, mas fazem parte da  iniciativa privada e que são do conhecimento do BNDES, já que o banco consegue identificar por sua proximidade com os investidores. Pois bem, corrobora com essa minha retomada do assunto quando dou cabo neste blog a este recorte específico da mídia nacional, o blog angrense 'Sindicatão' também.  A principal agenda é a da infraestrutura, conforme distribui informação a 'Agência Estado', e pode ser lido (aqui), com a constatação da precariedade portuária brasileira. 


Logo, apresento breve Opinião:

Há alguns anos, em Angra, foi promovido o "I Seminário para o Desenvolvimento Portuário", quando indaguei o então diretor da Petrobrás (já naquela época) sobre os possíveis investimentos da empresa para o município angrense e região Sul Fluminense; ao que assegurou não haver qualquer previsão dentro do Plano Diretor de Logística da Petrobrás para Angra. Pontuei minhas críticas. Pouco depois o então prefeito radicalizou suprimindo a existência da Secretaria Municipal de Indústria Naval, Comércio, Porto e Energia. Retrocesso. 

Hoje, felizmente, esses setores retomam sua capacidade produtiva.
Hoje, infelizmente, ainda não há estrutura adequada para competitividade comercial.
Hoje, felizmente, há recursos previstos para modernização e integração dos setores que norteiam e garantem a infraestrutura.
Hoje, infelizmente, a relação institucional do município com estes setores está rebaixada ao segundo escalão.
Hoje, felizmente, é possível revigorar os debates necessários,  temáticos e oportunos para a construção de potencialidades neste novo cenário nacional que se avizinha.

Conquanto, é imperioso haver desprendimento político e pessoas com capacidade gerencial no local certo, com a confecção de projetos de engenharia bem definidos, e com interlocução social, sindical e empresarial, de maneira que parte dessa montanha de dinheiro previsto em investimento para a infraestrutura do setor (R$ 340 bi) chegue até nossa cidade e expensas. 
Lembre-se: porto, ferrovia e estradas, principalmente. 


Sugiro ao governo angrense que, por intermédio de sua Secretaria de Governo e Escritório de Gestão, promova logo as mexidas necessárias. 
Aos debates  Senhores, pois eu creio na capacidade do trabalho!
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15horas              -             adelsonpimenta@ig.com.br
  

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