terça-feira, 5 de outubro de 2010

O PLEITO PARA FEDERAL

A hora é de leitura.
Passado o processo eleitoral, que convenhamos -surpreendeu, há que se fazer.
Cada candidato da região que reflita, e cada equipe de assessores que estude. Aos líderes de cada lado, que obrigatoriamente tenham algum patrimônio de votos, que lidere uma reconstrução -e esta deve começar pela cola dos cacos que ficaram pelos caminhos, de uma união que há algum tempo vem dando sinal de ausência de comunhão. Neste blog, meu modesto espaço de análises, farei um comentário agora das eleições, já adiantando que cabem emendas e/ou embargos.

A região Sul Fluminense teve algo em torno de 180 mil votos sendo disputados, e a região Sul como um todo -quase um milhão de eleitores. LUIZ SÉRGIO (PT) se reelegeu a deputado federal com pouco menos que 86 mil votos, e seu principal adversário local no pleito, FERNANDO JORDÃO (PMDB), debutante na disputa, fez 70 mil votos, mas não se elegeu. Especula-se que o primeiro poderá ocupar um cargo de alta patente num eventual governo DILMA, e que o segundo poderá assumir o mandato, já que em sua coligação haviam 4 ex-secretários -que podem reassumir seus postos. Há ainda uma expectativa do PMDB de que os votos do GAROTINHO  não valham, ao que se JORDÃO assumiria pela legendaDe qualquer sorte, a votação de ambos em Angra é o que teria surpreendido aos estudiosos locais. O petista com 14 mil e o peemedebista com 29 mil.

Os candidatos IVAN MARCELO (PV) e NEY MANAIM perfizeram juntos quase 3 mil votos. Quanto aos candidatos PAULO SÉRGIO e ORLI MOREIRA me faltam informações. A soma dos votos nulos, brancos e o absenteísmo chega a casa dos 32 mil votos. Segundo informações, 10 mil eleitores, que moram ou passavam o dia em Angra, justificaram seus votos. Ainda não contabizei a quantidade de votos da região que foram outorgados para candidatos de outras regiões do estado. Outro destaque foi o poder de transferência de votos de algumas lideranças locais para candidatos de outras cidades. Por fim, no contexto final farei uma evolução analítica quanto aos rumos iniciais para 2012. Logo mais falarei sobre os candidatos a deputado estadual, quando a região não elegeu ninguém.
-
19h25min.        -        adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: