sábado, 9 de abril de 2011

MENOS, GENTE!

Li no semanário angrense "Maré", desta semana, na 'Coluna de Política', e vou comentar: 

Saae X Cedae I
" A novela que envolve os dois órgãos responsáveis pela água e esgoto do município está mais perto de se resolver. Na próxima segunda-feira, dia 11, às 15 h., o presidente da Câmara, José Antonio Azevedo Gomes, vai se encontrar com o prsidente da Cedae, Wagner Victer, na sede da empresa, para tratar do imbróglio. A reunião tem a ciência do vice-governador Pezão".

Saae X Cedae II
"Aliás, em uma outra reunião, entre José Antonio e Pezão, este, que é presidente do Conselho da Cedae, já deixou claro que não existirá encampação. Angra continuará tendo sua água e esgoto fornecidos pelas duas empresas. Mas, o vice-governador deixou claro sua vontade da empresa investir mais em Angra. A aguardar".

OPINIÃO
Mesmo sabendo dos fraternos laços de amizade que ligam o vereador José Antonio e a direção do jornal Maré, tenho por entendimento que a coisa não é bem assim, como foi publicado. É mais gentileza com o vereador que uma notícia real dos fatos. É óbvio que um vereador bem articulado pode ajudar e muito na construção dos entendimentos, neste caso, mas isto envolve questões que compreendem o ingrediente político também, mas que vão muito além destes. Fosse o imbróglio só nesse campo, a fatura já estaria liquidada, afinal o prefeito e o governador do estado são do mesmo partido, o PMDB, além de aliados. Nesse sentido, já na troca de secretários, no Salão Nobre da Prefeitura, o prefeito da cidade, TUCA JORDÃO, havia adiantado que as conversas tinham sido retomadas entre o município e o governo do Estado, e que a concessão vencida da Cedae já estava à mesa de negociações. Conforme anota o jornal, o vice-governador disse "ter vontade  da empresa investir mais em Angra". Outra balela, em meu entendimento, isso está além da vontade do vice-governador -isso é lei. Sob o pano de fundo, está a bandeira pela universalização do saneamento básico, que culminou com a Política Nacional para esta agenda, com a obrigatoriedade de revisão de concessões, contratos, enfim. O Plano Municipal de Saneamento Básico sequer foi objeto de discussão com a sociedade ainda, e a concessão está vencida, enfim. Nesse bojo, a meu ver, o que o vereador busca é uma carona sobre um assunto que tanto aflige nossa população, tendo posse de informações privilegiadas e sendo sabedor sobre como vem sendo sendo alinhavado essa questão entre os gestores responsáveis, afim de extrair dividendos meramente políticos. É do jogo. O que a população quer é justiça com as tarifas cobradas, investimentos no setor e o abastecimento de água potável sem as interrupções constantes -como vem ocorrendo. Por fim, basta ver no Orçamento Municipal as Emendas orçamentárias (instrumento à disposição dos vereadores), e se extrair lições muito interessants do que há de fato entre o discurso e a prática.
-
17h06min.       -        adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: