sábado, 28 de maio de 2011

ROYALTIES: O QUE DISSE O MINISTRO

Ontem e hoje, pude conversar um pouco com o Ministro das Relações Institucionais, LUIZ SÉRGIO (PT), e não só soube que continua leitor de meu blog, como também pude discutir melhor sobre a opinião do Governo Federal acerca dessa intrincada questão dos 'royalties do petróleo'. O ministro, sempre muito solícito comigo, disse ter certa preocupação em relação a essa matéria. Repassei a ele alguns informes quanto as diretrizes tiradas na última reunião das entidades ABRAMT e ANAMUP e OMPETRO, realizada em São Sebastião, e também comentei sobre os trabalhos iniciados pela debutante entidade AMPROGÁS. Ele disse estar ciente pelos informes oficiais, e pela leitura de minhas postagens. Bacana isso!

O prazo para que o relator dessa matéria na Comissão de Minas e Energia, o deputado FERNANDO JORDÃO, entregue seu 'relatório' já deve estar expirando, e o ministro ainda enxerga muita divisão em Brasília. Vou tentar contato com FERNANDO também. Em sua opinião, adiantada à este blog, LUIZ SÉRGIO disse crer que os governadores do Rio, do Espírito Santo, de São Paulo e de Sergipe, principalmente, deveriam conversar mais entre si e construir uma Proposta mais flexível, sem mais delongas ou perda de tempo. Disse também que esta é uma agenda do Congresso e não necessariamente do governo, mas que a presidenta DILMA o determinou que acompanhe. Propus ao ministro que pensasse um pouco na possibilidade de dialogar com o Congresso Nacional, no sentido de se criar uma Comissão Especial, já que tenho por entendimento que o trâmite perde muito em celeridade ao caminhar pelas Comissões. O ministro concordou com essa forma, e adiantou sua preocupação com a pressão que está ocorrendo sobre os parlamentares pelos demais municípios brasileiros quanto ao atual modelo de distribuição

Perguntei sobre o veto presidencial do ex-presidente LULA, expondo à ele minha preocupação em relação aos últimos movimentos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que cabalou simpatias de pesos pesados como SARNEY e AÉCIO NEVES, ao que o ministro concordou com meus argumentos. Por fim, perguntei sobre a possibilidade de as 'entidades produtoras' lhe requererem uma agenda para apresentarem oficialmente ao Governo uma Proposta consensual, destas; e LUIZ SÉRGIO disse que está à disposição, sugerindo que disporá a Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), caso os municípios entendam que esta minha proposição seja oportuna, enfatizando que dispensará a devida atenção à tal petição. O ministro fez questão de deixar claro sua preocupação, pedindo que eu transmitisse nesta redação um sinal de alerta aos "produtores", para que não descuidem  com esta agenda. Por fim, honradamente falando, o ministro reiterou o que já havia me adiantado em Brasília, que as portas do ministério estão abertas para este blog, do qual se declarou leitor e entusiasta. 
É o jogo! rs
-
21horas        -          adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: