segunda-feira, 25 de julho de 2011

O CASO DNIT/RJ

Sem botar ainda mais lenha na fogueira, até por crer que isso não seja necessário ante os fatos, a crise no Ministério dos Transportes não deve ser enxergada pelos moradores da Costa Verde fluminense apenas como um problema "deles". Não, é um problema "nosso" também. Os principais meios de comunicação do país (cobertura de nível nacional), estão com lente de grau sobre o assunto, e a presidenta DILMA já teria dito que fará uma faxina no setor. Mais da metade dos Dnits nos Estados têm focos de corrupção ('Estadão 24/07'). O fato é que, no dia 02/06 (mês passado, portanto), o superintendente do Dnit, MARCELO COTRIM, anunciou a execução de obras preventivas em 42 pontos da rodovia, principal acesso a região da Costa Verde e às usinas nucleares de Angra. O anúncio foi feito logo após o dia (01/06) em que os trechos da rodovia foram inspecionados pela juíza federal, MARIA DE LOURDES COUTINHO, da Vara de Angra dos Reis. A garantia dada pelo Dnit foi a de um verão sem deslizamentos na Rodovia Rio-Santos. Vale relembrar que o prefeito de Angra, TUCA JORDÃO, impetrou com uma ação judicial contra o Dnit, em janeiro de 2010, justamente pelo descumprimento do órgão federal com suas responsabilidades sobre as obras necessárias nas encostas junto a rodovia. Agora, a casa caindo geral no ministério dos transportes, a alta direção do Dnit/Rio também está na alça de mira dessa faxina, sendo alvo de relatórios do TCU e de ação de improbidade. Outro agravante é que, segundo a revista 'Isto é', nas obras da duplicação da rodovia no trecho entre Santa Cruz e Itaguaí, houve suspeitas de toda sorte de irregularidades sobre os contratos, e os investimentos estão sob pente fino dos órgãos de fiscalização. Isso, a meu ver, poderá gerar um outro grande entrave para a região da Costa Verde, já que a próxima fase desses investimentos consiste na duplicação do trecho de Itaguaí até Angra. A dúvida quanto a essa obra e os prazos, persiste. Mas, de qualquer sorte, o projeto Angra 3 continua sendo tocado pra frente, e o porto de Angra está na bola da vez para ser ampliado e ganhar outras atividades, em investimentos previstos pela empresa Technip, além das demais demandas naturais que só progridem cotidianamente por toda a região da Costa Verde, tornando sufocada a capacidade de escoamento dessa produção regional. É preciso que a sociedade mobilize seus representantes, suas autoridades, no sentido de pressionar para que os investimentos previstos não cessem, nem tardem, independentemente do que houver sobre o 'caso Dnit/RJ'.
É o jogo!
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07h38min.        -          adelsonpimenta@ig.com.br

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