domingo, 2 de outubro de 2011

AUTORIDADES DO RIO CONTATAM ESTE BLOG

Olá, boa noite.
Acabo de conversar por 28 minutos -via telefone- com o Governador do Rio, SÉRGIO CABRAL, e com o Prefeito do Rio, EDUARDO PAES, que fizeram contato com este blog por intermédio do Deputado Federal FERNANDO JORDÃO (Relator dos rouyalties do petróleo na Câmara dos Deputados). O Governador me disse que se reunirá logo pela manhã desta segunda-feira, às 7h30min., para um café da manhã com o deputado FERNANDO JORDÃO, quando será definida a linha para uma reunião que ele e o Prefeito EDUARDO PAES pretendem coordenar na parte da tarde, às 16 horas, no Palácio Guanabara, com a bancada do Rio no Senado e na Câmara. Perguntei se as negociações em Brasília já estariam esgotadas, ao que o Governador me disse que esse é um processo muito difícil e que ele crê na palavra dada pelo ex-presidente LULA e pela então ministra e hoje presidente do Brasil, DILMA, de maneira que prefere acreditar numa solução negociada. Perguntei então em quais bases o Rio aceitaria negociar, ao que o Governador me disse que não aceita mexer num centavo sequer sobre o atual modelo de divisão dos royalties, mas que o Estado está disposto e aberto para conversar sobre as riquezas do Pré-Sal. O Prefeito do Rio, EDUARDO PAES, me disse que não há limites legais para que o Rio busque a preservação de seus direitos, vai ao STF e a qualquer outro órgão para que se mantenham as regras vigentes.  SÉRGIO CABRAL me disse que sua assessoria tem acompanhado o meu blog e que compreende o esforço que tenho feito para manter os meus leitores esclarecidos sobre este assunto. Falei para o Governador sobre o fato de haver muitas propostas distintas por parte dos Produtores, e perguntei se isso não poderia ter mostrado certa fragilidade na condução de uma linha única em defesa dos royalties pelo Rio, ao que o Governador me disse que o Estado do Rio não tem se furtado ao debate apresentando diversas saídas, mas reclamou que a União precisa se prontificar a ajudar o Rio, e enfatizou que todas as propostas apresentadas pelos demais estados prejudicam os produtores, quebram o Rio. Com o deputado FERNANDO JORDÃO, deixei acertado de tentarmos estabelecer um novo contato amanhã, após as 18 horas, quando talvez já tenha se chegado a uma linha de ação do Rio para esta semana em Brasília, quando se pretende pôr o veto do ex-presidente LULA em votação, de maneira que, sendo possível, ele me repassará os informes para que eu possa publicar imediatamente aqui no blog. Não sendo possível, a equipe do governador deverá providenciar um material e me enviar. Como disse ao governador, ao prefeito do Rio e ao deputado FERNANDO, este blog está à disposição. Esta semana promete, e o meu compromisso continua com a opinião qualificada, exposta aos debates.
É o jogo!
-
23h54min.       -         adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: