segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DADOS E ESTATÍSTICAS PRECISAM SER TRATADOS À FRIO

Há uma situação que, a meu ver, expressa claramente a preocupação que eu tenho trazido neste espaço há um razoável tempo, inclusive tendo manifestado isso nos fóruns públicos de discussão, tendo por companhia vozes que corroboram com tal questão. Pois bem, tomando por base a cidade de Santos e toda a região do Litoral Sul Paulista que, pós-anúncio de investimentos da Petrobras, entre outras grandes empresas, principalmente motivadas por conta das oportunidades do Pré-Sal, cresce.

Vejamos alguns disparates noticiados
que merecem uma análise mais aprofundada:

---------------------------------------------------------------------------
Na revista 'Brasil Energia' (outubro/2011), na pág. 20 -"Em Off", o título:_"Efeito Macaé", diz que a cidade de Santos reverencia a Petrobras pela injeção de recursos e desenvolvimento, mas que já começa a sentir as dores do crescimento acelerado. Entre outras coisas, o tráfego dá sinais nítidos de estresse, quando toda manhã uma fila de veículos se forma na entrada principal da cidade. E olha que o parque tecnológico da empresa ainda nem saiu do papel.
No jornal 'Valor Econômico', de sexta-feira e fim de semana (4,5 e 6/11), na pág. A4, uma matéria chama pela atenção, sob o título:_ "Ritmo da migração populacional diminuiu em 12 regiões paulistas". Tomando por base os dados disponibilizados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o jornalista RODRIGO PEDROSO, expôs que 12 das 15 regiões analisadas apresentaram crescimento migratório menor na última década do que o registrado entre 1991 e 2000. E enfatiza que:_ "Apesar de apresentarem saldo positivo de migração, as regiões da Baixada Santista e de Sorocaba tiveram queda expressiva em números absolutos". Enfim, este recorte serve para colarmos num mosaico analítico de sobreposição.
No jornal 'A Tribuna' de ontem, (6/11), o título da matéria já repercute o caminho onde quero chegar aqui, sendo:_ "Santista já aceita rodízio de veículos". Tomando por norte os dados do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), diz que os motoristas de Santos já vêem com bons olhos a idéia de uma possível adoção de rodízio de veículos na cidade. E por aí, segue...

OPINIÃO
------------------------
Vou expressá-la daqui a pouco numa postagem específica, tomando esta por referência. Para meu blog do Litoral Norte Paulista, a bordagem será uma, e para o blog do Sul Fluminense, a abordagem é outra, em atendimento as especificidades de cada região. Só as referências acima é o bem em comum.
-
14h28min. - adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: