sábado, 3 de março de 2012

O GOVERNO PRECISA AGIR EM RELAÇÃO A GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO E DA ÁGUA

Não há como deixar de reconhecer a responsabilidade da gestão da empresa de saneamento básico do Estado, a Cedae com o crescimento de seu próprio empreendimento. A notícia de que a Fundação Getúlio Vargas-FGV está elaborando o plano estratégico da empresa para os próximos cinco anos, a revisão do planejamento 2007-2012, que deverá estar pronto em 60 dias, conforme estima seu Presidente, o WAGNER VICTER, é acertada -reconheçamos. Por mais capacitado que seja o Presidente da empresa, não se furtou de contratar uma banca de especialistas para lhe acusar o norte.
O que isso tem a ver com os leitores diretos deste blog? Esta é uma pergunta.  
Digo:_ Esta empresa, a Cedae, está com sua Concessão vencida junto ao município, já tendo sido renovada por mais de quatro vezes, sempre alheio a procedimentos administrativos mais incisivos, no sentido de se estabelecer critérios e um cronograma de investimentos. Com o Plano Nacional de Saneamento Básico, uma série de novidades surgiram nessa relação contratual, e ao município ficou estabelecido amplos poderes. Há um real e crônico problema de desabastecimento de água em Angra e a faixa territorial com cobertura de saneamento básico é curta; ao mesmo instante, o crescimento populacional é impressionante; logo, demanda, déficit, desafios -e afins.  
Problemas não faltam. Nas vezes em que os responsáveis pelo município sentaram à mesa com a direção da Cedae, não se chegou a um acordo. Portanto, penso que já passa da hora de a Câmara Municipal e o Governo angrense se articular, se preciso até judicialmente, no sentido de apresentar uma solução definitva para o entrave. Um debate sério precisa ser dado sobre o assunto. O SAAE também precisa fazer um inventários dos investimentos feitos, proceder com um memorial descritivo do que foi feito pela Cedae e sobrepor a quantidade de anos que esta empresa opera no município e agir. 
Sugestão do blog:_
Que o Prefeito não descarte a contratação de uma consultoria técnica com profundo conhecimento jurídico, contábil e administrativo no assunto, no sentido de se confeccionar um estudo de viabilidades que aponte caminhos para a solução, desprendidos de qualquer julgamento prévio, podendo até ser aberto um novo certame licitatório para a exploração desses serviços -integral ou compartilhado com o SAAE, mas com regras jurídicas e um plano de investimentos bem definidos. O tempo urge.
-
23h26min.           -            adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: