terça-feira, 29 de maio de 2012

TUCA CONVIDA DILMA


A Presidenta DILMA vai lançar mais um PAC (eita nós), agora com foco na prevenção de desastres naturais. E, segundo me informou o próprio Prefeito de Angra, TUCA JORDÃO (PMDB), ele está convidando oficialmente a Presidenta DILMA ROUSSEF para que participe na abertura ou no fechamento do IX Fórum Nacional de Defesa Civil, que será realizado em Angra nos dias 4,5 e 6 de junho, quando ela poderá fazer publicamente este esperado anúncio.


Bem, antes de estabelecer qualquer crítica quanto a publicidade que há sobre esses programas que terminam inconclusos, quero dizer que entendo a real necessidade e importância dos investimentos na prevenção de tais sinistros ambientais. Em 18/12/11, publiquei:_"Mercadante foi terrivelmente frio e realista", quando o Ministro assumiu a possibilidade de haver novas mortes de pessoas em função de chuvas, inundações e de deslizamentos de terra. Minha expectativa é a de que realmente a coisa aconteça - e a causa seja compreendida em sua essência. Não foi uma só vez que se viu um Ministro da Integração Nacional (não foi o caso do Mercadante, não confundam) direcionar recursos por critérios mais políticos que técnicos, quando seus estados de origem ficaram com maior parcela dos repasses dos recursos para atendimento dos desastres naturais. Entre outras coisas, o bacana desse anúncio que a Presidente DILMA fará nos próximos dias é que será melhor definido o papel de cada Ministério sobre o assunto.


O Prefeito de Angra, TUCA JORDÃO, foi audacioso e agiu com extrema responsabilidade conforme já reconheci por várias vezes, (Em 28/07/11, publiquei:_"O desaforo do Governo Federal"), principalmente quando redefiniu as prioridades sobre os investimentos municipais dedicando parte significativa dos recursos disponíveis para fazer obras de contenção de encostas, tendo inclusive sendo convidado à palestrar no Clube de Engenharia do Rio - quando foi aplaudido pelos profissionais pela complexidade das obras que fazia em Angra, além de ter priorizado um abrangente  programa social de atendimento às famílias vítimas das chuvas com pagamento rigorosamente em dia de aluguel social e outras medidas de reassentamento, além de ter investido pesado na modernização da Defesa Civil Municipal - tendo a transformado em regime autárquico dando-lhe maior autonomia administrativa. Enquanto TUCA agia assim em Angra, em outras cidades, principalmente as serranas do estado, a Polícia, o Ministério Público e o Tribunal de Contas vão acusando diversas irregularidades.
-
10h42min.    -         adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: