domingo, 17 de junho de 2012

MINHA NOVA COLUNA NO JORNAL DA REGIÃO


Leia minha coluna neste jornal:

Definições políticas, mais que partidárias
todas com viés eleitoral
Pela Oposição:
A escolha do nome do Vereador Leandro Silva do PDT pela oposição liderada pelo PT, embora não tivesse sido o único nome de mandato à ser buscado, pois assim o foi também o da Vereadora Vilma do PRB - entre outros, terminou sendo a "possível". O PTB havia embarcado, mas desceu. Dessa forma, somando aí alguns partidos periféricos, o tamanho partidário dessa coligação, salvo mudanças até o fim deste mês, deverá ser exatamente este. A escolha do nome de Leandro, todavia, não foi eleitoral (embora tenha sido considerado), mas política, fundamentalmente. No que se refere a questão partidária, sempre soma -mas, a soma tem ainda outras leituras.

Pela situação:
Tuca não é mais candidato a reeleição, abriu mão; portanto, o PMDB escolheu o nome do Deputado Federal Fernando Jordão. Para a escolha do nome que comporia como vice, em primeiro instante sondou-se o atual Vice-Prefeito Essiomar Gomes do PP - e essa escolha seria política e eleitoral, muito mais que partidária. No curso das especulações, o nome da competente jornalista Danielle Afif do PMDB, (jornal A Cidade), surgiu - e aqui a questão era mais partidária que eleitoral. Logo depois surgiu o nome do Vereador Jorge Eduardo, também do PMDB, bem avaliado pela opinião pública, numa escolha mais política que eleitoral. Finalmente, o nome que sobe às discussões do dia é o do ex-deputado Aurélio Marques do PR, numa escolha mais eleitoral e partidária que necessariamente política. Nada está definido, embora o GPS do jogo já comece a dar essa direção. De qualquer sorte, a coligação aqui é bem mais substancial e pouco periférica.

As escolhas:
Pois bem, as escolhas, se é que você, amigo leitor, compreendeu o sentimento desta escrita, serão fundamentais para dar amostras do que realmente a população poderá esperar doravante. O fato é que, por mais uma vez, ao que tudo indica, a disputa eleitoral em Angra será polarizada. A novidade, um Prefeito em pleno exercício do mandato abrindo mão da disputa direta pela reeleição. O nome do vice da oposição e o nome do possível vice da situação migraram de lado, já que nas eleições municipais passadas, em 2008, estavam no palanque contrário ao que subirão neste pleito. A política é mesmo dinâmica, e eu avaliei o cenário em formação aqui pela leitura política, eleitoral e partidária - e espero que gostem. Pode não parecer se a leitura for desatenta, mas, penso eu, há conceitualmente diferenças sutis nas escolhas e cada uma dessas linhas foram estrategicamente consideradas por cada grupo concorrente. Ou não?.
É o jogo!
-
20h58min.      -        adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: