terça-feira, 5 de junho de 2012

PT NO DISCURSO X PT NO GOVERNO

Retomemos uma linha de compromissos ambientais definida pela campanha da então candidata à Presidência da república, DILMA do PT, principalmente por ser hoje o 'Dia Mundial do Meio Ambiente', recortando os tópicos para ilustrações quanto a algumas ações da Secretária Estadual do Rio de Ambiente, que pertence ao PT, sobre os interesses de Angra.


OPINIÃO
1° ítem, diz assim:_"Aprofundar o crescimento econômico com distribuição de renda e sustentabilidade ambiental".
Minha opinião:_ Então, no caso do projeto de ampliação do Tebig, acaso não seria exatamente isso?
2° ítem, diz assim:_"Combinar o crescimento econômico com baixo índice de emissão per capta de CO2".
Minha opinião:_Acaso no projeto de ampliação do Tebig não é exatamente isso o que ocorrerá?
3° ítem, diz assim:_"Avançar na integração da sustentabilidade ambiental às políticas públicas".
Minha opinião:_Acaso o projeto de ampliação do Tebig não compreende exatamente isso?
4° ítem, diz assim:_"Aprofundar a política de proteção, conservação e uso sustentável do patrimônio natural".
Minha opinião:_No que se difere o projeto de ampliação do Tebig em relação a isso, principalmente se comparada com a idéia de construção de um novo Terminal (TPN) num paraíso ecológico como é o caso da Praia de Jaconé, em Maricá, ou mesmo em Itaguaí - de onde a correnteza marítima joga toda a sua sujeira dentro da Baia da Ilha Grande?
5° ítem, (Não diz respeito a esta análise específica da sobreposição quanto aos fatos acontecidos com o Tebig, em Angra)
6° ítem, diz assim:_"Ampliar e fortalecer a participação da sociedade nas políticas ambientais"
Minha opinião_Acaso não exatamente o contrário que vem sendo feito pelo Governo do Rio, por meio da Secretaria comandada pelo PT, em relação ao projeto de ampliação do Tebig?
7° ítem, diz assim:_"Incentivar a utilização de instrumentos econômicos para a sustentabilidade ambiental".
Minha opinião:_Acaso não é exatamente essa a resposta conseguida com o projeto de ampliação do Tebig, em detrimento dos incentivos dados pelo Estado - em relação ao assunto, por meio de, entre outras secretarias, a comandada pelo PT?
8° ítem, diz assim:_( mesmo caso do ítem 5°)
9° ítem, diz assim:_"Ampliar a matriz energética limpa e promover a eficiência energética nos transportes".
Minha opinião:_Acaso o projeto de ampliação do Tebig não busca esse tipo de ação, ou não tem correspondência direta com o que preconiza essa diretriz?
10° ítem, diz assim:_ (um tema mais que foge dessa comparação. Importante, mas tem outra finalidade.) De qualquer sorte, no que se refere ao lixo das cidades da Região da Costa Verde, o PT no Estado não apresentou qualquer solução que dialogue com essa diretriz.
11° ítem, diz assim:_(Outra abordagem, mais ampla). 
Minha opinião:_Mas, acaso o Tebig não produz a Educação Ambiental em parceria com a Universidade do estado (A UERJ), justamente onde o Secretário petista de Ambiente no Estado foi professor, salvo engano.
12° ítem, diz assim:_"Consolidar o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e fortalecer a capacidade do sistema de licenciamento ambiental".
Minha opinião:_Acaso o Governo do Rio, por meio da secretaria comandada pelo PT segue à risca essa sua própria diretriz posta como compromisso da campanha presidencial, ou seja, o que se propuseram ao país?
13° ítem, diz assim:_"Consolidar a atuação brasileira na política ambiental global".
Minha opinião:_Acaso não permitir o projeto de ampliação do Tebig (com grau de degradação praticamente inexistente), e incentivar e permitir a construção de um novo Terminal (TPN) em Maricá, onde, além de muita degradação ambiental e social, terá de haver dragagem anualmente (outro grave crime contra o meio ambiente), conforme direciona a Secretaria de Estado do Ambiente, comandada pelo PT, não é exatamente uma afronta contra essa diretriz do próprio partido?

Provocação:
A coisa está funcionando mais ou menos assim, um discurso para cada ocasião. O PT precisa ser claro quanto ao que dialogou e assumiu de compromisso com a população durante uma campanha eleitoral à Presidência da República, com aquilo que efetivamente faz no exercício do poder no estado do Rio, num governo de coalizão. O caso aqui em tela é crasso para nos servir de exemplo. Ora, o Secretário da cota do PT no Governo do Estado do Rio tem um discurso e uma ação radicalmente contrária ao que ele mesmo e seu partido defenderam na campanha eleitoral da Presidência da República. Em quê crer, no discurso de campanha ou na ação quando se tem a caneta e é governo? Hoje é Dia Mundial de Meio Ambiente, e eu faço esse exercício de reflexão - e estou disposto a conhecer o contraditório, por óbvio, até publico.
E agora?
-
13horas       -         adelsonpimentaig.com.br

Nenhum comentário: