segunda-feira, 4 de junho de 2012

TEBIG OU TPN COM OU SEM A DTA. E AGORA?


OPINIÃO
Essa reprodução em 'print' acima é extraída do blog 'dia-a-dia' do prestigiado site 'portogente' e, não por um acaso, precisa de um breve comentário neste blog.  
Primeiro, reiterar minha tese de blogueiro (gostaram dessa?), de que, sobrepondo essa engenharia ambiental de grosseiros equívocos do Governo do Estado, o projeto TPN (Terminal Ponta Negra) em Maricá seja ecológica e economicamente mais viável que o projeto de ampliação do Tebig em Angra, é um crime contra a economia pública. Todos os fatores analisados, ponto-a-ponto, desqualificam essa versão do Estado.
Segundo, que a população de Angra quer e luta pelo projeto do Tebig, por meio de suas representações políticas; e o povo de Maricá, por meio de suas organizações da sociedade civil, discorda do projeto TPN. 
Terceiro, a Secretária de Ambiente do Estado, coordenada pelo PT, deveria -ao menos- franquear uma Audiência Pública pelo licenciamento do empreendimento, quando seria mais viável a discussão em torno do projeto. Há coisas anunciadas como "impossibilidades" numa análise prévia do projeto, feita politicamente pelo Estado, que, se houvesse as oitivas públicas, se veria serem pontos pacíficos de exigências para readequações no projeto Tebig -e só, não a sua desaprovação sumária - ditatorial. 
Enfim, por último, já dentro da questão especificamente tratada pelo 'portogente', há mais pontos obscuros que pontos iluminados nessa história toda - e isso costuma não acabar bem, e quem perde é sempre o conjunto da sociedade.

Em tempo: A reunião que seria amanhã (5) em Brasília, com o Secretário-Executivo do Ministério das Minas e Energia, foi adiada, provavelmente para o próximo dia 12 - à se confirmar, quando os Deputados Federais e as autoridades de Angra discutirão o projeto Tebig, num processo que já está ocorrendo há algum tempo. A bola da vez é o "Parecer Técnico" da Prefeitura de Angra, apresentado pelo Prefeito TUCA JORDÃO, que desautoriza todos os argumentos apresentados pelas três secretárias do Governo do Estado sobre o Terminal da Baia da Ilha Grande (Tebig).
-
22h15min.      -       adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: