quarta-feira, 13 de junho de 2012

TEBIG: A REUNIÃO NO MINISTÉRIO EM BRASÍLIA

Olá, amigos, boas...

Ontem (12), estive em Brasília acompanhando a reunião entre as autoridades em nome de Angra, no Ministério das Minas e Energia. À mesa, o Secretário-Executivo do Ministério, MÁRCIO ZIMMERMANN, e o Diretor de Petróleo e Gás do Ministério, MARCO ANTONIO, que atenderam ao pedido de agendamento feito pelo Presidente da Comissão de Minas e Energia na Câmara, Deputado SIMÃO SESSIN, por articulação feita pelo Deputado membro da Comissão, FERNANDO JORDÃO (pré-candidato a Prefeito de Angra pelo PMDB). Lá, estavam praticamente todos os Vereadores de Angra, notou-se, porém, a ausência do LEANDRO SILVA, mais uma vez (pré-candidato a vice-prefeito numa composição com o PT); estavam ainda os Deputados Federais LUIZ SÉRGIO e FELIPE BOURNIER.  Uma estranheza (se é que assim pode ser compreendido) é a ausência do Deputado Federal MARCELO MATOS (ligado ao LEANDRO SILVA), que esteve no aeroporto com as autoridades que se deslocavam para esta reunião e, mesmo sabendo de tudo, também não foi. O Prefeito de Angra, TUCA JORDÃO, teve um papel dos mais importantes no evento. À pauta, o projeto de ampliação do Tebig (Terminal da Baia da Ilha Grande).

OPINIÃO
O Secretário-Executivo do Ministério das Minas e Energia foi muito solícito e ouviu atentamente a todas as ponderações feitas à mesa e disse que é importante lembrar que, mesmo havendo a presença do Estado, os investimentos da Petrobras tem caráter privado e relembrou que é preciso compreender o fato de o órgão licenciador ser estadual, logo, não se pode ter uma visão turva desse processo. Ele, acompanhado do Diretor de Petróleo e Gás do Ministério, teve uma noção melhor das coisas, principalmente após ter recebido das mãos do Prefeito da cidade, TUCA JORDÃO, uma cópia do Relatório Técnico que foi elaborado da Prefeitura - que contrapõe o Relatório do Governo do Estado - e prova a viabilidade do projeto de ampliação e modernização do Tebig. TUCA foi enfático ao dizer que "só a diferença de valores entre o projeto de ampliação do Terminal em Angra em relação ao projeto de construção de um novo Terminal, seja aonde for, já assusta", e concluiu sua fala que teve mais detalhamento, falando sobre o impacto nas finanças municipais se o Tebig perder sua capacidade operacional. O Deputado FERNANDO JORDÃO disse que o Ministro EDSON LOBÃO já tomou pé dessa situação há algum tempo, quando ele mesmo lhe repassou - em reunião no Ministério. A Câmara acionou o Ministério Público Federal com alguns questionamentos acerca dessa questão, e aguarda as providências. SIMÃO SESSIN e FELIPE BOURNIER tem sido aliados de grandeza política da causa. TUCA fez questão de deixar claro que ali estavam juntas e unidas as forças políticas da cidade, demonstrando que a questão Tebig é suprapartidária.


Encaminhamentos:
ZIMMERMANN disse ser raro a presença de todos os Vereadores de uma cidade numa reunião no Ministério e reconheceu a unidade sobre a questão, e foi muito cuidadoso ao dizer que leria o documento técnico recebido das mãos do Prefeito TUCA, que conversaria ainda hoje (13) na reunião do Conselho de Administração da Petrobras sobre o Plano de Negócios da empresa e que então levará o assunto à ciência do Ministro. Sugeriu que as lideranças angrenses formulassem um apanhado de tudo o que já aconteceu até aqui e que também tente uma conversa com a Presidente da Petrobras, GRAÇA FOSTER, de maneira que os atores institucionais alinhem um discuso e concluam uma solução para que então seja buscada -via Ministério- uma conversa com o Secretário do Rio, CARLOS MINC e com o Governador SÉRGIO CABRAL. Finalizou manifestando maior interesse pelo assunto e apoio ao que ouviu até então. MARCO ANTONIO, disse que tem a clareza suficiente de que a prioridade seja pela ampliação do TEBIG.
Em suma, foi isso.
-
21horas       -         adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: