sábado, 21 de julho de 2012

FERNANDO RETORNA AO ESTALEIRO


A visita que o candidato a Prefeito de Angra, FERNANDO JORDÃO e seu vice AURÉLIO MARQUES fizeram ao Estaleiro Brasfells (antigo Verolme), de certa forma, pode ser encarada como uma visita técnica. A ligação de FERNANDO e AURÉLIO com o setor é umbilical. O primeiro como gestor público, o segundo também - além de ser metalúrgico de formação. Pois bem, mas onde quero chegar?

O setor:
Passei a me familiarizar um pouco mais com a realidade do setor naval brasileiro, à partir das inserções de trabalho ao lado do HELINHO do SINDICATO, Presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra e Região, e tenho formado opinião a esse respeito. Na revista 'Brasil Energia' (n° 379), a matéria que trata do setor é chamada de capa com a manchete: "Oportunidades de Negócios". Isso merece uma leitura à parte - e eu farei mais um comentário a respeito. Na revista 'Carta Capital' (n° 705), a matéria de capa tem essa manchete: "O progresso volta ao litoral", com subtítulos: Com o pré-sal e outros investimentos, melhora a vida nas cidades costeiras. E trata também das profissões mais requisitadas. Das páginas 28 a 33, a matéria é específica: "A fronteira é o mar. Estimuladas pelo pré-sal e outros investimentos, as cidades costeiras vivem um inédito surto de expansão". No jornal 'O Globo' (12/07/12), no encarte de 'Economia', uma matéria com o título: "Sondas do pré-sal feitas no exterior - Para cumprir prazos, estaleiro inicia construção de peça em Cingapura", que também aborda a questão em matéria atualizada sobre a forma como o Governo Federal passou a tratar com -sua pressa- a questão de infraestrutura e logística do setor naval brasileiro. Na revista 'Veja' (n° 29), a matéria com o título: "A mão que não embala o PIB", traz essencialmente uma cobertura sobre a política fiscal brasileira em busca de crescimento de seu mercado industrial brasileiro. Na revista 'Época' (n° 739), a manchete é: "Investimento sim, mas não no grito", trata da forma como o Ministro da Fazenda vai injetando fôlego financeiro à economia brasileira para que esta não se perca em meio a crise e competitividade de mercado. Referências de matérias jornalísticas e analíticas sobre o mercado nacional e a política governamental para a defesa e crescimento do mercado brasileiro não falta, e o setor naval merece amplo destaque.

O Estaleiro:
Na gestão dos 'ex', a coisa aconteceu: 
O ex-presidente LULA, o ex-governador GAROTINHO e o ex-prefeito FERNANDO JORDÃO aliançaram compromissos com a classe metalúrgica brasileira e, à partir de Angra, foram concedidos incentivos tributários para que as grandes empresas do setor fossem reaquecidas e retomassem essa política. A coisa avançou na gestão da Presidenta DILMA com a política de conteúdo nacional. No caso específico de Angra, FERNANDO soube compreender a importância desse setor e praticou uma política de incentivos. Portanto, seu retorno ao Estaleiro Brasfells, ao lado de AURÉLIO, pode ser um indicativo do que ele proporá para o Município em relação ao setor, de novo. A oposição, por meio da candidatura do PT, também terá que ser claro em relação ao assunto. 
Está aí uma agenda para os debates.
-
22h10min.      -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: