sexta-feira, 17 de agosto de 2012

IBOPE: FERNANDO GANHARIA A ELEIÇÃO HOJE

Ibope surpreende:
O Instituto de Pesquisas 'Ibope', que possui uma das marcas mais conhecidas e com elevado grau de credibilidade no país, está trazendo resultados que impressionam os sábios políticos do país, mostrando que o eleitor faz suas escolhas à partir de critérios que ainda se configuram num grande mistério para a ciência humana. Em São Paulo, por exemplo, o Ibope foi conhecer cientificamente a opinião pública e não é que o 'azarão' Celso Russomano (PRB) empatou com o tradicional José Serra (PSDB). E mais, segundo o Ibope, num eventual segundo turno entre os dois concorrentes, o Russomano leva. Ou seja, nada dos candidatos midiáticos ou do ex-ministro Haddad do PT com apoio de Lula e tudo, nada disso. Em Pernambuco, o petista Humberto Costa ainda lidera, mas estagnou. Lá, um outro 'azarão' saiu de traço nas pesquisas para ter a maior taxa de crescimento, que é o Geraldo Júlio, candidato do Governador Eduardo Campos. Segundo os especialistas do Ibope, a eleição por lá poderá ser uma grande surpresa para todos, e assim o eleitor vai mostrando suas preferências.

Em Angra dos Reis

O Ibope, que entrevistou mais de 400 pessoas e está com sua pesquisa devidamente registrada no TSE, aponta a liderança do candidato do PMDB sobre a candidata do PT. Vejamos a matéria do jornal angrense 'A Cidade' - que reproduz esta pesquisa hoje:



FERNANDO do PMDB   42%   X    CONCEIÇÃO do PT   38%

Síntese
Em suma, se a eleição fosse hoje, é assim que se compreende uma pesquisa, o candidato do PMDB, FERNANDO JORDÃO, ganharia a eleição, segundo os eleitores disseram ao Ibope.

OPINIÃO
Este é um espelho geral da pesquisa, mas o seu detalhamento é muito interessante e eu vou fazer leitura desta pesquisa em seus detalhes, em seus pormenores, de maneira a auxiliar o eleitor na compreensão do que de fato expressa esse resultado do Ibope. A pesquisa declina-se a estimular vários cenários eleitorais possíveis onde o eleitor vai respondendo como se comportaria nas urnas, portanto, no sentido de contribuir com a pedagogia desse processo, farei recortes de toda a pesquisa - durante os próximos dias, neste blog. Vou cuidar de tratar aqui sobre a estratégia de cada grupo político e candidato concorrente, nas prévias e nos dias subsequentes a divulgação desta pesquisa. Vou comparar esta pesquisa com a primeira registrada no TSE, divulgada pelo jornal 'Voz da Cidade', enfim, temos assunto para a semana toda. Nada está definido, mas a pleito vai enfim ganhando seus contornos e o debate político precisa ser dado, principalmente pela sociedade, esse é um direito que conquistamos na luta e do qual não podemos nem devemos abrir mão.
É o jogo!
-
13h46min.        -          adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: