segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CINTURÃO VERDE - A CRÍTICA

Uma das muitas críticas do PT em Angra tem feito nesta eleição, enquanto principal partido de oposição, mas que governou o Município por doze anos, é sobre o programa denominado pelo próprio partido por 'Cinturão Verde'. Olha, não se trata de um pingo fora da letra, é algo muito importante mesmo, portanto, resolvi espichar um pouco mais essa prosa. Pois bem, comecemos de trás para frente, sem escapes, com frente e verso da história. O 'programa' começou na gestão do ex-prefeito JOÃO LUIZ, com a finalidade de conter a expansão urbana sobre cotas altimétricas já elevadas e povoadas. Era um marco com uma placa refletiva, com supervisão de um agente comunitário com "credibilidade".

Estando no governo o PT deu a nomenclatura de 'Cinturão Verde' ao programa e também mudou a estratégia de operação, passando a utilizar mourão de madeira, sem supervisão comunitária, o que permitiu que este marco-físico fosse alterado várias vezes para cima do morro, com a construção de puxadinhos , enfim. Não obstante, por mais que a intenção e o investimento tenha sido no sentido de manter a linha de contenção urbana, há que se considerar ter posto certo freio, mas não a impedido com a intensidade que se queria. Mas, indubitavelmente, ruim com ele, pior seria sem ele.

Depois, com a gestão do Prefeito FERNANDO JORDÃO, foi mantido o nome do programa e ainda recebeu o incremento da Educação Ambiental com mobilizadores sociais, e o marco-físico no alto dos morros passou de mourão madeira para mourão concreto, respeitando as construções existentes. O espaço de terra que havia em muitos casos pra cima dos limites impostos pelo mourão de concreto, quando já catalogados com limpeza e desmatamento, se permitia plantações ou revegetações estimuladas, mas nunca novas construções, e a fiscalização foi exercida em conjunto entre a Fiscalização Municipal, a Polícia Ambiental e a volta dos agentes da própria comunidade.


Com o Prefeito TUCA JORDÃO, não obstante, são quase R$ 3 milhões em investimentos no Programa, além de ter sido ele quem construiu 800 apartamentos para remoção e assistência às famílias em áreas de risco, e de ser também em sua gestão que foi encaminhada à discussão, devidamente aprovada pelo Cmuma, a verticalização de boa parte das áreas planas - que culmina justamente com essa ideia de despovoamento das áreas mais altas da cidade. Foi o Prefeito TUCA também quem encomendou um rigoroso Estudo Técnico da comunidade científica da Coppe/UFRJ com mapeamento geológico, entre outros, com a entrega já atrasada inclusive para o Município. Esse levantamento técnico criterioso foi o motivo pelo qual o Prefeito segurou um tempo além de sua vontade para assinar a construção de uma nova Escola na prestigiada Sapinhatuba, tendo sido autorizada por esse Estudo Técnico a construir, quando enfim o Prefeito determinou que fosse feita. Por fim, foi o Prefeito TUCA quem investiu pesado na Defesa Civil Municipal, hoje uma referência no país, e teve a coragem de refazer a engenharia financeira da Prefeitura para arcar com projetos caríssimos de engenharia de contenção de encostas. 

Dessa forma, ao contrário das críticas do PT e do PMDB, que mais atendem aos ingredientes eleitorais da coisa que a verdade dos fatos, o programa 'Cinturão Verde' não parou. No Plano de Governo do candidato FERNANDO JORDÃO, todavia, fala nele e também  no programa 'Comunidades de Angra', que precisa ser melhor detalhado, além do 'Controle da Ocupação das Áreas de Risco', e 'Municipalização do Licenciamento Ambiental' e a 'Criação, monitoramento e planejamento de uso de áreas de Conservação e Preservação'. Não me pergunte sobre detalhes que não sei, mas a chamada tem conceito preventivo e é isso que de fato precisamos. Indispensável dizer que a empresa Eletronuclear sempre se mostrou disposta nessa parceria com a Prefeitura.
-
15h30min.         -         adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: