sexta-feira, 14 de setembro de 2012

FERNANDO JORDÃO E SEU PLANO DE GOVERNO

Depois de ter lido as propostas de ambos os candidatos a prefeito de Angra, já teci alguns comentários acerca de algumas que nasceram no calor da popularidade do tema ou no que os índices das pesquisas de opinião conferiam e foram apresentadas no calor dos discursos de ocasião em palanques da campanha da oposição, quando inclusive formulei alguns questionamentos diretos à candidata do PT, e ela não se manifestou até agora.
Releia isso, clicando -aqui-.


Agora me dedico a fazer uma leitura sobre o Plano de Governo do candidato FERNANDO JORDÃO, do PMDB, que concorre com o n° 15. Por hora, vou começar com alguns tópicos, e vamos espichando essa prosa aos poucos, em postagens subsequentes.
 Pois bem, para começar falemos em 2 tópicos:

Saúde - O candidato assume o compromisso de implantar: 
> 5 novas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (SPA);
> 3 novas Clínicas de Especialidades
> Plano de Remuneração para os Profissionais da Saúde.
Crítica
Assim como cobrei de sua adversária, resta a necessidade de que o candidato detalhe melhor como fará para que financeiramente o Município consiga fazer tais investimentos, mas, principalmente, qual o impacto estimado na folha com o custeio que será gerado com essas novas unidades. O candidato foi Prefeito e criou a FusAr, o que deu novos ares a esta pasta, numa medida do gestor que foi inclusive elogiada pelo PT no seu Plano de Governo entregue ao TRE.

Saneamento Básico - O candidato assume fazer:
> Execução de Esgotamento Sanitário da Grande Japuíba, Frade, Ilha Grande, Bracuí, Serra d`Água, Itinga;
> Execução da 2° Etapa do Saneamento do Parque Mambucaba;
> Execução Integral de todo o Saneamento da Monsuaba;
> Sistema de Adução de Água Potável do Rio Bracuí
Crítica
Não há como tirar a importância desses compromissos que o candidato assume, mas, dadas as circunstâncias atuais, ganha destaque a proposta de um projeto para a solução do grave problema de falta de água nas torneiras em Angra. O Presidente do SAAE, em entrevista coletiva na semana passada, disse estimar que sejam necessários investimentos na ordem de R$ 300 milhões para que esse Sistema de Adução de Água seja feito. Outro detalhe fundamental está na insegurança jurídica das operações da empresa do Estado no Município, a Cedae, sobre qual o candidato precisa também ser mais objetivo quanto ao que pretende fazer. No caso do Rio, por exemplo, o Prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição, disse que estuda a possibilidade de municipalizar a empresa. Há de fato problemas de ordem jurídica e administrativa em relação a isso, mas fundamentalmente de gestão. Será necessária criatividade e capacidade para que um projeto tão caro e tão importante seja viabilizado e, nesse sentido, há possibilidades de parcerias com a União, há caminhos pelo endividamento - por meio de financiamento junto a instituições financeiras, e também o modelo de Parceria Público-Privado/PPA; portanto, por ser um ponto muito crítico, é interessante que o candidato detalhe mais essa sua proposta - que de fato se faz urgentemente necessária. Foi o FERNANDO JORDÃO quem criou o SAAE, outra medida que o seu adversário, o PT, disse que serviu para arejar a administração pública de Angra, em registro no TRE.

Tornarei a falar sobre seu Plano de Governo, logo mais.
Boa leitura.
-
09h28min.        -         adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: