A praticamente três semanas da eleição os partidos políticos e suas coligações vão lançando mão de estratégias que podem terminar levando a pedagogia do processo de escolha ao suicídio. Em Angra, o jornal 'A Cidade' publicou duas pesquisas feitas pelo conhecido Instituto Ibope Inteligência, sendo que uma foi contratada pelo PMDB de Angra e a outra foi contratada pelo próprio jornal - e a série mostra uma recuperação extraordinária da candidatura do peemedebista FERNANDO JORDÃO liderando no momento. O jornal de Itatiaia (conf. reg. no TRE), 'A Voz da Cidade', por sua vez, na busca de mercado em Angra, vem encomendando e publicando pesquisas da Agência Mind - e esta mostra um resultado absolutamente contrário dizendo que a candidata do PT é que estaria na frente, já é a segunda. Isso só confunde o eleitor, e talvez seja exatamente essa a estratégia.
Mas, fui dar uma lida no registro das duas pesquisas no site do TSE e a do Ibope cumpre todo o rito legal exigido com detalhes, a do Instituto Mind faz diferente, não registra seu Plano Amostral. Não sei se isso é ilegal, mas é um descuido proposital e tanto para a Agência Mind e seu estatístico responsável realizar uma pesquisa numa cidade onde o Ibope também tem feito acompanhamento, e neste caso a Agência Mind ignorar o Plano Amostral. Isso põe em xeque o resultado dessa pesquisa, e termina promovendo confusão popular e não esclarecimentos. Na guerra desses institutos em Angra, quem tem razão, Ibope Inteligência ou Agência Mind?
Não sei se é este o caso, mas um Plano Amostral que segue só os dados do IBGE comete falha e pode conter distorções no balizamento científico. O voto é secreto e ninguém nunca saberá ao certo quais características demográficas explicam o padrão de voto; mesmo a pesquisa de boca de urna é incerta pois não declarar em quem votou é um direito do cidadão. Mas, a Agência Mind mostra quais bairros fez, mas não declina sobre quantitativos por bairro, não esclarece sobre renda, grau de instrução, sexo, religião, enfim, descuidos que o Ibope não teve. De toda sorte, termina havendo uma guerra entre os Institutos também, talvez até mais que entre os próprios candidatos. Há poucos dias os militantes petistas atacavam ferozmente o jornal 'A Cidade' e também o Ibope dizendo que teriam manipulado o resultado, como se o Ibope tivesse essa tendência, e hoje esses mesmos militantes fazem circular resultados absolutamente diferentes dos apresentados pelo Ibope, como a verdade estivesse sendo contada pela Agência Mind. Bem, eu conheço o Ibope e o mundo também, eu desconheço a Agência Mind, portanto, ao eleitor que vê essa profusão de pesquisas e resultados tão distintos restaria a dúvida, mas este eleitor também sabe comparar e, tão importante quanto avaliar em qual candidato votará, o eleitor tem duas opções de pesquisas e pode escolher uma para crer, ou Ibope Inteligência, ou a Agência Mind. E aí?
Foto: Google: 'Diálogos Políticos'
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