quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CONCEIÇÃO RABAHA: DO LUXO AO LIXO

PAUTA DO LEITOR
( Recebido por e-mail )
Autor: Jesiel Ferreira
-------------------------------------
O início do governo da prefeita Conceição Rabha foi marcado pelo luxo. O ápice do namorico entre o “governo do povo” e a representação máxima da elite tupiniquim pôde ser visto no aniversário de Angra dos Reis. Dentro da prefeitura, sorriso largo no rosto e taça de champanhe na mão, a socialite Val Marchiori, participante do programa televisivo Mulheres Ricas, dava o tom da comemoração. Houve quem achasse a cena destoante do tom popular do Partido dos Trabalhadores. A despeito disso, Conceição ainda visitou a Ilha de Caras, onde conversou com artistas e famosos.

Porém, passados os momentos de riqueza e glamour, eis que se apresenta - dura e cruel - a realidade de um administrador público. As fortes chuvas que assolaram Angra em janeiro causaram estragos irreversíveis nos planos e projetos da prefeita, que nem havia esquentado a cadeira no palácio Raul Pompeia. Sem um plano de administração de crises – ninguém imaginava a necessidade de um tão cedo – os erros começaram a se suceder.

Com isso, a pequena e barulhenta oposição se arvorou e, repetindo uma tática do próprio PT, tomou de assalto as redes sociais para se fazer ouvir. Parece ter dado certo, até certo ponto... Como resposta às críticas, o governo decidiu remexer no lixo – literalmente – do antigo prefeito. Em sua segunda entrevista coletiva, Conceição Rabha denunciou irregularidades no contrato entre a prefeitura e a Infornova, a antiga Locanty. Nesse exato momento o seu governo havia passado do luxo ao lixo.

Neste ponto, começou a se destacar a figura de um colaborador que abriu mão de sua candidatura a prefeito em prol da coligação Juntos para cuidar de Angra. Na última edição de seu semanário, o jornalista João Carlos Rabello trouxe detalhes até então desconhecidos sobre o contrato do lixo. O mais grave dava conta de que o tamanho das ruas da cidade é menor do que fora averbado. A bomba de detritos roubou a cena e abafou as críticas. Porém, por pouco tempo.

Durante um encontro realizado no último domingo para firmar o apoio da região Costa Verde à candidatura do petista Lindberg Farias ao governo do estado, Conceição Rabha declarou que estava sendo intimidada por pessoas do Rio de Janeiro devido a denúncia do lixo. Na segunda-feira, o assunto já estava na mídia, em especial no jornal A Voz da Cidade, e foi amplamente compartilhado nas redes sociais.

Um sentimento de comoção começou a tomar conta das pessoas. Como pode uma prefeita ser intimidada? Quem seria o autor de tamanha afronta a uma legítima representante do povo? O caso já havia sido levado à polícia para investigação? Houve registro na delegacia? Essas e muitas outras perguntas começaram a ser feitas sobre o episódio, porém não houve uma resposta oficial sobre o assunto.

Nesse ponto do imbróglio, eis que explode outra BOMBA: Conceição vai voltar atrás na declaração dada durante o encontro petista! A informação chegou pelas redes sociais através do “furão”* João Carlos Rabello. De acordo com ele, a prefeita não teria gostado da repercussão que o caso tomou. Se isso realmente acontecer, será a segunda vez em menos de um mês que a prefeitura/prefeita volta atrás após um pronunciamento/nota. A primeira foi com o programa Passageiro Cidadão, que até agora causa dor de cabeça ao governo com as dúvidas deixadas entre os usuários.

E assim, com um governo que ainda vive do passado, o dia a dia no palácio Raul Pompeia segue em frente. Mancada após mancada, erro após erro, a aposta é no “dito pelo não dito”. Com tantas emoções em tão pouco tempo, a plateia aguarda ansiosamente pelas cenas do próximo capítulo.

* A palavra se refere a furo jornalístico, gíria utilizada para designar uma notícia dada em primeira mão, com exclusividade, por determinado jornalista.

Jesiel Ferreira Lucas
Jornalista, foi Subsecretário de Comunicação da Prefeitura de Angra, repórter da TV Câmara, radialista da Rádio Angra AM e âncora do programa Interativo da Master TV (Net/Angra)
-
14h47min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: