quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PETROBRAS: DESAFIO DO PAÍS NAS MÃOS DE GRAÇA FOSTER

O remonte que a GRAÇA FOSTER está fazendo na Petrobras, após o desmonte feito pela gestão do ex-presidente GABRIELLI, merece uma atenção diferenciada. A sua gélida, porém realista, declaração de que o próximo semestre deverá ser ainda pior que o do ano de 2012 - e que só após esse período é que a empresa começará a se recuperar, impressiona. Vale lembrar que a GRAÇA FOSTER é funcionária técnica de carreira e experiente quadro da empresa. Como se mostrou ao país, o balanço financeiro da empresa é sofrível, perdeu parte importante de seu tamanho e valor por, entre outras coisas, decisões equivocadas da gestão anterior além de ter servido às manobras da equipe econômica do Ministério da Fazenda numa frustrada tentativa de impedir o declínio total do PIB nacional. A bem da verdade, é importante dizer que o PT tomou de assalto os principais cargos da empresa, aparelhando-a com pessoas oriundas da "companheirada sindicalista", de certa forma, quebrando uma sequência importante de ocupação desses cargos sendo feita por quadros técnicos de elevado conhecimento e saber. 

Há algum tempo contestei duas entrevistas da Presidente da empresa concedidas ao jornal 'Valor Econômico' e à revista 'Brasil Energia', quando ela defendia em sua posse os investimentos feitos pelo seu antecessor em contratação de plataformas e sondas à estaleiros que deixaram de ser virtuais há pouquíssimo tempo. Pois bem, não sei se foi isso, mas pouco tempo depois o Blog da Petrobras abriu espaço para perguntas à presidenta da empresa. Eu as fiz. No Blog não houve resposta, mas, uma semana depois, ela respondeu em uma matéria feita no jornal 'Valor Econômico', que foi para quem enviei cópia da pergunta que fiz ao Blog e assim informei. Nessa entrevista, de certa forma mais cuidadosa, ela já não fez defesa tão ferrenha da gestão que sucedeu, pelo contrário. É isso, com a bola no chão as coisas ficam mais fáceis. O processo é demaquilante e é cruel, mas necessário.

Histórico:
Em 06/04/12, publiquei: "Entrevista com Graça Foster"

Este blog está franqueado aos debates. No Facebook, quando falava acerca dessa questão (conforme relato de histórico), alguns militantes petistas chegaram a me ofender dizendo que o partido fazia uma gestão ideológica na empresa. Naquela ocasião disse - e hoje reitero: Pois é...
-
09h04min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: