quarta-feira, 27 de março de 2013

FORÇAS POLÍTICAS DE ANGRA SE UNEM, EM BRASÍLIA



Algumas das atuais e principais forças políticas de Angra se uniram em Brasília em busca de resultados práticos para o município. Candidatos que foram nas últimas eleições municipais, o deputado federal FERNANDO JORDÃO e a Prefeita CONCEIÇÃO RABHA foram com o pires na mão pedir dinheiro ao Governo Federal. JORDÃO e LUIZ SÉRGIO, deputado experiente, selaram acordo para promoverem emendas ao Orçamento Geral da União para subsidiar projetos de recuperação urbana, entre outros, em Angra. FERNANDO, aliás, tem sido procurado por vários prefeitos para ajudar a desenrolar vários procedimentos políticos e burocráticos na capital federal. Nesta oportunidade, por exemplo, ele auxiliou também o Prefeito de Petrópolis na busca por recursos para a reconstrução da cidade.

Não importa para mim se foi este ou aquele quem convidou quem o outro para ir a algum lugar; essa é a menor parte dessa discussão. O que vale ressaltar, é que essas lideranças políticas se juntaram em períodos mais recentes por duas vezes, sendo a primeira na eleição da Presidente DILMA, e depois no processo de discussão pelo projeto de ampliação do Tebig. Eles sabem como se faz. E fizeram novamente. A demonstração desse pensamento republicano reflete não só o amadurecimento dos atores políticos, mas também a evolução do senso crítico de cada grupo político concorrente. A principal bandeira empunhada pelos políticos é a necessidade de se investir em prevenção em Angra. 

Nas últimas chuvas, e que chuvas, houve alagamentos, mas nenhum registro de óbito por consequência das chuvas, nenhum deslizamento de terra. O legado do ex-prefeito TUCA na área ambiental é este, pois ele foi audacioso ao redefinir o Orçamento Municipal e custear com recursos dos cofres da Prefeitura importantes obras de engenharia de contenção, além de ter progredido bastante nas desmobilizações sociais das famílias em áreas de risco e a guarida com o programa do aluguel social e a construção de quase mil apartamentos para atendimento as vítimas. Parcerias estabelecidas na área habitacional. As obras que inconclusas de contenção de encostas são justamente as que ficaram sob responsabilidade do Estado, que deveria ser providas pelo Governo federal. Nem uma coisa nem outra. TUCA investiu pesado na estruturação da Defesa Civil Municipal, o que foi outro grande feito, com investimentos que deram à população um sistema avançado de monitoramento de câmeras e alarmes, entre outras coisas. Portanto, a reedição da união das forças políticas locais, neste caso, pela governança com soluções e investimentos, é uma medida que merece atenção. Gostei.
-
20 horas       -        adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: