sexta-feira, 15 de março de 2013

O FUTURO COMEÇA AGORA


Para quem gosta de ler nas entrelinhas do poder, o embate entre os ex-presidentes da Câmara, Carlinhos Santo Antônio e José Antônio Gomes nas duas últimas sessões do poder legislativo, deixou claro que o destino dos dois já está traçado. Agora... o que isso pode significar para a política da cidade não dá para dizer. Mas podemos fazer um exercício de imaginação.

É bem verdade que não será surpresa para ninguém uma possível - eu diria até provável - candidatura de José Antônio a deputado no ano que vem. Só falta combinar com Fernando Jordão se será para federal - o mais comentado no momento - ou para estadual. No caso de vitória do comunista, não seria de todo ruim para o governo, já que ele tem sido uma pedra no sapato da prefeita Conceição Rabha. Ao lado do camarada de partido Helinho, ele tem feito avarias nesse início de mandato petista.

Já Carlinhos, que foi achincalhado pelos militantes do Partido dos Trabalhadores durante a campanha eleitoral devido ao processo Cartas Marcadas, mostra que já esqueceu o passado recente. A defesa que ele tem feito da prefeita durante as sessões é de fazer inveja até mesmo a líder do governo, vereadora Lia. Sabedor dos caminhos que levam à presidência da Câmara, Santo Antônio parece usar as pedras que lhe jogaram - e que ainda jogam - para construir a trilha que pode levá-lo pela terceira vez rumo ao topo do poder legislativo.

Se isso acontecer, também será benéfico para o executivo, uma vez que a governabilidade na segunda metade do mandato estaria garantida. O problema é que o caminho até a eleição no fim do ano que vem é longo e pode causar desgastes no pretenso futuro presidente. Ontem mesmo, ao tentar manter a unidade da base do governo na Câmara, Carlinhos se indispôs com o atual presidente, Jorge Eduardo, que declarou apoiar um requerimento de informações de José Antônio ao executivo. Carlinhos o chamou de incoerente e o clima azedou entre os dois. Nada que uma boa conversa de pé de ouvido não resolva, mas o incidente mostra as dificuldades que deverão ser vencidas, sessão após sessão, por mais 21 longos meses.

Ainda na sessão de ontem, durante a parte mais acalorada do debate entre os dois ex-presidentes, revelou-se a figura que parece estar dando suporte à bancada  do governo na Câmara. O chefe de gabinete da prefeita,  Alexandre Clipell, reuniu Carlinhos, Eduardo Godinho e Fábio Macedo para passar a estratégia a ser usada contra José Antônio, que no final, acabou se mostrando acertada.

Certo também é que, em uma legislatura cheia de caras novas, os dois veteranos vereadores nadam de braçada rumo aos seus destinos. Mas não se engane se um dos "calouros" roubar a cena qualquer dia desses. Tem gente mostrando que tem talento na tribuna da Câmara mesmo com pouco tempo de mandato. Mas em uma esfera em que se vive à base de acordos, negociações e mudanças radicais de postura, talvez o talento apenas para o discurso não seja suficiente para quem deseja alçar voos mais altos.

Jesiel Ferreira Lucas
Jornalista, foi subsecretário de Comunicação da Prefeitura de Angra, repórter da TV Câmara, radialista da Rádio Angra AM e âncora do programa Interativo da Master TV (Net/Angra)
-
09h08min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Um comentário:

marlinunes disse...

meu amigo adeuson nao acho qseja uma possivel disputa mais um bom cemco do carlinho e q ele ja provou do meu e do veneno e esta sabemdo dozar as com ce quemcias