quarta-feira, 27 de março de 2013

PT - PARTIDO DA TRAIRAGEM

PAUTA DO LEITOR
( Recebido por e-mail )
-

A Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal sobre o problema dos "ficha sujas" no estaleiro Brasfels, realizada na tarde de quarta-feira (27), tinha tudo para ser um momento de consagração dos direitos, das conquistas e dos avanços que os trabalhadores brasileiros conquistaram a duras penas durante anos e anos de lutas junto ao patronato. Mas, o partido que leva em seu nome a massa que faz funcionar a engrenagem que move o país simplesmente virou as costas para um dos direitos garantidos na Constituição Brasileira: o direito ao trabalho.

Ao promover o esvaziamento da audiência - também não compareceram representantes do estaleiro, do Ministério do Trabalho e do Ministério Público - a prefeita Conceição Rabha pôs em prática mais uma ação desastrada, que já está lhe custando dividendos políticos. A audiência foi marcada primeiramente para o dia 15 deste mês e depois foi adiada, a pedido da prefeita, com a alegação de que não poderia estar presente. Ela queria, na verdade, era ganhar tempo, pois após conseguir a remarcação para o dia 27, Conceição promoveu reuniões com alguns vereadores e a direção do Brasfels. Mas não convidou para nenhuma delas o vereador que solicitou a realização da audiência, o combativo Helinho do Sindicato. A estratégia se mostrou, mais uma vez, um verdadeiro desastre.

A audiência aconteceu com a presença dos vereadores, do Sindicato dos Metalúrgicos, da Ordem dos Advogados do Brasil e dos trabalhadores. A prefeita, que está em Brasília, não mandou representante. Nem vice-prefeito, nem secretário de Desenvolvimento Econômico, nem secretário de Governo, ninguém com estofo político para representar Conceição Rabha deu o ar da graça. Mas isso já havia sido combinado. Até a movimentação de jornalistas foi pequena na Casa Larangeiras durante o evento. Mal sabiam eles que os atos que se seguiriam dariam boas manchetes para seus veículos de comunicação: Prefeita trai trabalhadores metalúrgicos na questão dos "fichas sujas", Brasfels está contratando metalúrgicos do Paraná e Marido da prefeita é contratado no estaleiro sem fazer exame médico, são algumas delas. Mas teve mais, muito mais.


Os vereadores presentes à audiência foram quase unânimes ao reclamar da ausência do Executivo em um assunto que pode modificar pra melhor a vida de mais de 2 mil pais de família. Todos foram aplaudidos. As exceções foram os dois vereadores petistas presentes ao evento, que tentaram defender o indefensável e quase não conseguiram falar. Fábio Macedo foi o mais hostilizado pela plateia por afirmar que o problema não é da prefeita.

Ficou decidido que na próxima terça-feira, dia 2, os vereadores vão promover uma manifestação na porta do estaleiro. Eles também vão convocar a prefeita para se fazer presente. Caso isso não aconteça, outra manifestação será marcada para a porta da prefeitura. Em último caso, se não houver avanços na questão, a Câmara vai pedir a retirada da isenção fiscal do estaleiro, algo em torno de R$ 50 milhões.

Para encerrar com chave de ouro a quarta-feira da trairagem, os servidores públicos marcaram para a próxima semana uma paralisação geral como forma de puxar as orelhas do Executivo pela contra-proposta irrisória que foi feita aos trabalhadores da prefeitura. Foi oferecido um aumento de 2,5% sendo que o solicitado pela assembleia geral é de 15%. Para os militantes petistas que formam o sindicato, trairagem é o mínimo que deve estar acontecendo. Os "fichas sujas" que não conseguem trabalho no Brasfels concordam com eles.

Jesiel Ferreira Lucas
Jornalista, foi subsecretário de Comunicação da Prefeitura de Angra, repórter da TV Câmara, radialista da Rádio Angra AM e âncora do programa Interativo da Master TV (Net/Angra)

OPINIÃO
Ontem (26), alertei sobre essa possibilidade, em postagem sob o título:_"Esvaziamento Institucional no Debate pelos Metalúrgicos".
-
23h06min.     -      adelsonpimenta@ig.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

SE FOSSE PARA ARRECADAR FUNDOS PARA OS FICHAS SUJAS DO MENSALÃO, COMO JOSÉ DIRCEU, GENOÍNO, DELÚBIO SOARES E CIA, ELA ESTARIA LÁ, MAS COMO É PARA OS TRABALHADORES, ELA NÃO ESTA NEM AÍ, E PIOR ELA VIROU AS COSTAS PARA QUEM O AJUDOU A ELEGE-LA, SINTO MUITO EX-TRABALHADOR DA BRASFELS, OS FICHAS SUJAS DO PT ESTÃO TODOS TRABALHANDO.

joao geraldo disse...

engraçado em 2008 voce estava ao lado dos perdedores,em 2010 voce mudou para o outro lado que venceu em 2008 perdeu de novo isto e que ter vocaçao pra perdedou. ou e sina?

Anônimo disse...

joão geraldo volta pra escola. valeu! 30/03/2013.

JOAO GERALDO disse...

o importante e que voce entendeu o que eu disse, quanto a voltar pra escola, realmente preciso mesmo o que eu nao preciso e ser puxa saco de ninguem pra sustentar minha familia quanto a voce nao se pode dizer o mesmo.e tao covarde que nao tem nem coragem de se indentificar. p.s no pais em que eu vivo que tem pessoas de sua laia eu estudei o que me foi possivel.

Anônimo disse...

joão me desculpa, não leve a mal mais não defende nenhum partido politico, pois se não temos um ensino melhor é porque a corrupção impera, falou! um abraço irmão. 01/04/2013.