sexta-feira, 15 de março de 2013

VICE-PREFEITO DE ANGRA FALA AO BLOG


Conversei há pouco - por telefone - com o vice-prefeito e Secretário de Ação Social do Município de Angra, o pedetista LEANDRO SILVA. Perguntei sobre as demissões feitas pela Prefeita CONCEIÇÃO RABHA na linha de frente do SAAE, já que seriam indicações políticas suas. Segundo LEANDRO, não há qualquer surpresa no evento, já que a decisão foi conversada previamente e todas as ações da Prefeita estão sendo objeto de consenso entre eles. LEANDRO disse que não há nenhum estremecimento com a prefeita que, pelo contrário, tem se mostrada uma parceira e aliada como jamais viu na cidade. Ele me disse que o ANDERSON era Subsecretário e que a mudança não abala a relação do governo com o partido que este preside, o PSDC. Ele é membro do Conselho Político de Partidos do Governo, mas ainda não há uma resposta quanto ao seu futuro na composição, dizendo que isso será discutido internamente; quanto ao  ADILSON SANTANA, que dirigia a autarquia municipal, disse esta foi uma aposta num servidor de carreira, mas que infelizmente as demandas pela pasta se mostraram maiores que imaginado - e que o Governo entendeu que era preciso preservá-lo nesse momento.

Em relação a gestão a frente da importante pasta social do Município, LEANDRO se disse muito entusiasmado com os desafios. Falou que o CRAS está em pleno funcionamento e com uma série de atividades à população; que os Núcleos de Convivência da Terceira idade estão com várias atividades sendo levadas aos bairros; e os cursos profissionalizante do Pronatec são as suas meninas dos olhos no momento. O projeto Pró-Jovem que, entre outras coisas, oferece curso de inglês e atividades culturais ás pessoas que estão inscritas no programa Bolsa Família, também lhe são muito satisfatórios. LEANDRO disse que a gestão sobre as demandas de população de rua está havendo com atendimentos e análises individuais, com cada caso sendo tratado de forma humanizada e com critérios sociais importantes. Ele disse que há programas específicos de ressocialização e que a Prefeitura está cuidando de encaminhar as pessoas, "sem colocar em kombis e largá-los por aí, como algumas prefeituras fazem", disse ele. LEANDRO disse que reconhece o caso e sabe de sua gravidade, mas que a secretaria está ampliando seu atendimento com mais qualidade. Segundo ele, a internação compulsória que está sendo feita no Rio termina provocando êxodo dessa população para as cidades do interior e gerando altas demandas. Gentilmente, me convidou para conhecer todos os trabalhos de sua pasta, pessoalmente.
É isso.
-
16h24min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Um comentário:

Célia Jordão disse...

Caro Adelson, eu quero saber de alguma novidade. Em termos de Política de Assistência Social o que hoje existe a nível de programas, projetos, ações, atividades e equipamentos tudo foi feito na minha gestão. Você já foi mais enfático ao cobrar ações dos Secretários. Lembro-me inclusive de certa vez você se referir a mim de uma maneira, inclusive, deselegante quando fazia um programa de TV. O atual Secretário só dá respostas evasivas. Eu gostaria de saber quando o restaurante popular será inaugurado, por exemplo. Equipamento que conquistei junto ao MDS em fins de 2007. Como está a questão da contra-partida sócio ambiental junto à Eletronuclear, posto que deixei várias propostas como um Centro de Referencia para o Idoso, Uma Clinica de Dexintoxicação para Dependentes Quìmicos (embora seja da Saúde, consegui aprovar pela Assistência diante da necessidade existente), dentre outros. Enfim, está na hora de se aprofundar nas questões amigo. Um abraço.