sábado, 18 de maio de 2013

PT DE ANGRA TENTA VIABILIZAR, FAZER MINGUAR OU PRESERVAR O PDT?


Eles não falam abertamente sobre em quais condições foi estabelecido o acordo para a disputa eleitoral municipal em Angra em 2012, mas, sabe-se que há uma fatura. LEANDRO SILVA construiu uma carreira meteórica na política local. Já em sua segunda disputa à vereança - foi então eleito e alçado a condição de vereador mais bem votado na cidade; pouco tempo depois, migrou de partido saindo do PR (numa expulsão inédita no município), assumindo o comando do PDT local. Mas, no mesmo timming em que se decidia por essa questão partidária, se antecipava numa jogada política arriscada, saindo da base de sustentação governista para se declarar independente na Câmara Municipal. Bancou o risco - e foi às previas do pleito eleitoral de 2012 anunciando-se pré-candidato ao cargo majoritário sem, todavia, se afastar dos microfones. Locutor independente, oriundo de rádios comunitárias, na disputa da eleição sagrou-se vice-prefeito da petista CONCEIÇÃO RABHA. 

No Governo, pelo que entendi das nomeações políticas, seu espaço foi para além da condição de vice-prefeito, tendo o Saae e a Secretaria de Ação Social também para indicar aliados, num governo chamado de coalizão. Poucos dias depois, estranhamente, tiraram-lhe um pedaço do "acordo", zerando as duas principais nomeações do comando Saae - que teriam na indicação a digital dele. Restou minguado o seu quadrado, onde se esforça em fazer a gestão social municipal. Agora, restando pouco mais de 40 dias para que o Governo alcance 6/48 do mandato, especula-se sua descida do comando da pasta. Mais indagações que certezas.

Entreouvidos, ouve-se que LEANDRO foi chamado pela prefeita para articular politicamente. Ele teria diálogo direto com seu gabinete, linha telefônica desobstruída com seus aparelhos - até o vermelho, e certa autonomia para alterar as coisas. Teria, não quer dizer que terá, mas, especula-se que já começou a cuidar das agendas tratadas com a base na Câmara Municipal - e que suas pretensões de disputar a eleição para deputado estadual também já seriam ingredientes dessa mesma receita. Mas, ao mesmo tempo, há quem aposte em ruídos mais fortes sobre sua vida nos próximos dias, que teria força para abalar suas pretensões eleitorais, de maneira que o Governo já o teria orientado a se preservar pessoal e politicamente nesse primeiro instante. LEANDRO é um bom jogador, mas não combinou tudo com os adversários, e 2014 já está no tabuleiro - com várias mãos mexendo nas peças. 
Cabe a pergunta:_O PT de Angra tenta viabilizar ou preservar o PDT? Ao que parece, minguá-lo é uma opção não descartada também.?
-
21h01min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: