terça-feira, 28 de maio de 2013

SECRETÁRIO ESTADUAL, TUTUCA, AVALIA FAETEC NA COSTA VERDE


Olá, boa tarde.
Não é segredo para ninguém que a região da Costa Verde do estado do Rio tem um potencial turístico extraordinário, como não é nenhuma novidade a beleza natural da região. Mas, há que se reconhecer também o fato de que essa região foi fatiada no período militar no Brasil, tendo inclusive certos trechos, principalmente em Angra, se tornado área de segurança nacional. Bem, a história é de conhecimento público, indústrias imponentes foram permitidas na cidade, tais como o parque naval com o estaleiro Verolme (hoje, Brasfell's), o parque onde estão instaladas duas usinas nucleares, com uma terceira em franca construção, e a Petrobras com sua ocupação territorial e aquática. Isso é progresso, mas, obviamente, há consequências.

A demanda pelos serviços aumentou, logo, a oferta se faz necessária também. Setores como o da indústria petrolífera necessitam de expansão logística, aumento em sua capacidade de produção; da mesma forma que o país discutiu a necessidade de se alterar a legislação para os portos, e a real e urgente necessidade de se investir em infraestrutura como um todo. No caso de Angra, há projetos de ampliação do porto, da usina nuclear, e do Terminal Aquaviário da Transpetro. Só a construção de Angra 3 está autorizada por enquanto, os demais licenciamentos emperram mais nas decisões políticas contrárias, sobre as quais não existem subsídios técnicos que as referendem - e, neste caso, desautorizem a viabilidade dos investimentos. Aliado a isso tudo, há ainda o avanço da tecnologia e automação, logo, a óbvia necessidade de maior poder de conhecimento e qualificação da mão de obra.

É aqui o ponto nevrálgico dessa equação do desenvolvimento. Os prefeitos das cidades da região precisam lutar pelos projetos, estes revigoram o caixa das Prefeituras, mas, ao mesmo instante, precisam ter a compreensão dos novos tempos - e a sagacidade necessária para se buscar os meios que resolvam este problema, que ponham seus municípios no jogo. O mercado exige, e a Prefeitura é o órgão indutor. Quem sabe não tenha sido por esta linha de entendimento que o Governador do Rio, Sérgio Cabral, tenha se decidido pela nomeação de um jovem político do interior para comandar a poderosa secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. O Gustavo Tutuca emerge dos projetos que ajudou a implantar na pequena cidade de Piraí, transformando o local em referência digital no país.


Na manhã desta terça-feira (28), o Secretário recebeu em seu gabinete o prefeito de Mangaratiba, Evandro Bertino Jorge (Evandro Capixaba). O prefeito foi solicitar uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria. Mas, ele é um de muitos. Porém, é sabido que na região da Costa Verde, o jovem empresário Léo da Marmoraria, 1° suplente de vereador do PMDB em Angra, também formulou o pedido de um Estudo de Viabilidade para Angra. A Prefeita da cidade, a petista Conceição Rabha, não agiu diferente, ela também já reivindicou uma unidade da instituição pública de ensino para a cidade. O Secretário Gustavo Tutuca, diz que a Secretaria vai abrir mais de 30 escolas profissionalizantes da Faetec em todo estado. À este blog, que fez contato com sua assessoria, ficou assegurado que: "A equipe da Faetec fará uma análise da vocação da região, para saber quais cursos serão implantados nas unidades e também será feito um estudo técnico em cada local para onde os prefeitos peticionam o pedido".

É isso, o momento é não só de investimento em máquinas e concreto, mas também em tecnologia, pesquisa e conhecimento. Estou acompanhando.
-
13h12min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: