sábado, 31 de agosto de 2013

ANGRA: SUGIRO DIPLOMACIA, AO INVÉS DE DEDO EM RISTE


Em Angra, brota da relação entre as Mensagens do Governo e as deliberações dos vereadores, um clima de conflito político que já se situa na vizinhança de uma perigosa e inoportuna rivalização institucional. Isso não seria absolutamente bom pra ninguém, pra nenhum dos lados ativistas dessa trama. O debate é elemento salutar da democracia e sem o qual não se conhece o contraditório, o que seria péssimo, mas, é preciso cuidados porque nessa relação há o interesse público em voga - e isso deve ser posto acima de tudo, precisa ser preservado, garantido. A inflexão começa a extravasar os limites do mandato exercido por cada um, chegando na opinião pública. Há mais cálculos que somente os políticos e eleitorais à serem feitos.

A mais recente das matérias - com elevado grau de polêmica é sobre o plano da prefeita da cidade, a petista Conceição Rabha, para construir quase 4 mil casas, dentro de programas do Governo federal com financiamento que - via de regra, passa pelo crivo da Caixa Econômica Federal. As casas previstas no projeto seriam para atendimento de duas escalas sociais, de acordo com índices do IBGE, sendo "C" e "B", salvo engano, mas houve o pedido oficial de isenção para uma parte do projeto. Foi aqui que aparentemente se deu o imbróglio: A Prefeitura informa que essa é uma das exigências preconizadas no programa; já a maioria dos vereadores fizeram leitura distinta - a de que a medida beneficiaria o empreendedor, e só.

Embora o cunho dessa discussão seja de caráter político, há mais elementos insuspeitos no jogo, qual seja: assessores e militantes de ambos os lados dessa questão povoam as redes sociais com ataques cruzados, com palavras de ordem - e oferecendo versões aleatórias acerca da negativa dos vereadores sobre a mensagem do Poder Executivo; o que, convenhamos, não ajuda em nada, atrapalha. Nesse mesmo contexto, há outras matérias - já amplamente discutidas e abordadas por mim neste blog, que terminaram criando um cenário desfavorável a um debate mais amadurecido entre as partes. E isso termina prejudicando toda a cidade. Minha sugestão é a de que o Governo exerça o diálogo institucional com os vereadores, que patrocine o entendimento por meio da instrução; porquanto, pergunto: Quem sabe uma reunião entre Prefeitura, Câmara e a CEF, para que o programa seja esmiuçado tecnicamente e conhecido por todos, para que as dúvidas sejam sanadas, não seja o que dará segurança na decisão, não  seja, enfim o caminho mais diplomático para o momento em que o dedo em riste só atiça, não complementa, e diminui a qualidade da argumentação?

É a minha contribuição
-
22h31min.     -    adelsonpimenta@ig.com.br   

Nenhum comentário: