quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O DESAFIO DE INTERPRETAR

Os profissionais de análise de conjuntura política, os estrategistas da economia local, os jornalistas, repórteres, os políticos e dirigentes partidários, os gestores de mandatos eletivos, os dirigentes de entidades de classe e a população de Angra - todos, sem exceção, estão atentos e, de certa forma, atônitos, buscando a compreensão dos fatos - a interpretação do jogo. Tudo está sendo visto a olhos nus, mas, pode ser que nem tudo seja exatamente o que os olhos vêem. Há decisões sendo tomadas, e possíveis encenações ensaiadas. Já há gente e grupos pesquisando, mensurando e definindo ações com base em estratégias pré definidas.


Quando os vereadores da cidade pararam as atividades para cumprir o recesso parlamentar (uma aberração de nossa legislação), o cenário era mais ou menos este:
> Governo mais discursivo que produtivo, mas, sem visíveis ranhuras com sua base na Câmara, e explorando sem moderação a paciência da população - que costuma durar até os 100 primeiros dias de uma gestão, ou um pouco mais. Uma equipe se conhecendo e tateando a máquina para começar a pôr sua digital sobre a gestão:
> Câmara com legislatura relativamente renovada, com vereadores da oposição sendo maioria. Com as primeiras negociações, a base governista passou a ser o destaque. Após o Parecer do MP pela cassação do diploma da prefeita, os ventos mudaram na Casa. Matérias importantes para o Governo e com forte apelo popular foram objeto de deliberação. Os vereadores mudaram a postura em relação aos seus próprios partidos - em alguns casos, e com o Poder Executivo;
> População sem compreender o que realmente estava acontecendo nos bastidores - e virou coro comum nas redes sociais igualar os políticos todos por baixo, sem discussão do mérito e achando que no fundo era "tudo jogada política", ou seja, mais do mesmo. Mas, há elementos para incendiar a opinião pública, já que são matérias de grande alcance social.
> Jornalistas e formadores de opinião tentam fazer leituras (me incluam nessa, rs), mas nada pode ser dado por conclusivo. Cada lado desse jogo faz suas apostas, e os profissionais de mídia tentam, assim como  a população e os adversários entre si, mais que enxergar as coisas, interpretar os fatos.
O desafio é este.
-
14h42min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: