terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ANGRA MÓBILE


O Governo de Angra/RJ, hoje sob a administração da educadora petista Conceição Rabha e do comunicador pedetista Leandro Silva, herdou uma cidade diferente daquela que o PT havia deixado para seus sucessores há 13 anos. Nesse período em que ficou fora do poder local, a cidade não parou de crescer, de gerar novas demandas, de manter problemas velhos e de ganhar novos investimentos públicos e privados. É natural, como houve perda de oportunidades em muitos casos também. O fato é que isso gerou mais desafios, e a cidade não pára, se move.

É preciso, penso eu, que o comando do Poder Executivo municipal faça um recorte analítico temporal, com aplicação dedicada a um repositório de informações da Prefeitura - com olhar pra frente, fazer projeção dos principais elementos da agenda do Município, elaborar o planejamento estratégico da cidade, proceder um amplo diagnóstico técnico e confeccionar um plano de controle urbano, estudar e estimar o peso e o impacto de vizinhança de megaempreendimentos e pólos produtivos na cidade, com textos críticos autorais - num compilado institucional. É preciso fazer a gestão da cidade. Mas, não se faz isso sem estudá-la e pensá-la pelas próximas décadas. 

Abordar com franqueza a série histórica da capacidade de execução da Prefeitura, avaliar e dialogar sobre a criação de fundos regionais, iniciativas consorciadas, entre outras coisas. Os bairros de Angra estão crescendo em sua rede de comércios e serviços; pessoas estão se deslocando com muito mais necessidade e mais velocidade - sem ter estrutura adequada para isso. A quantidade de veículos emplacados na região é altíssima, o subsídio ao transporte público aumenta essa energia pelas ruas - é preciso devolver isso em arte, em cultura para a cidade. Enfim, há uma produção que carece de exercício de intelecto, de especializações para que de fato o dinheiro público se traduza na qualidade dos investimentos - na oferta de bons serviços ao cidadão, ao mantenedor de toda essa engenharia - Sua Excelência, o povo.
-
16h50min.      -      adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: