sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ANGRA SE HABILITA PARA FACULDADE DE MEDICINA


Os governistas estão extasiados. A notícia é a de que o apelo pessoal feito pela prefeita da cidade de Angra, a petista Conceição Rabha, ao Governo federal para reabilitação do Município à liberação de uma Faculdade de Medicina deu certo e está devidamente publicado no Diário Oficial da União - DOU. Houve recurso da Prefeitura e articulações políticas, no sentido de que os procedimentos administrativos equivocados de Angra - nas prévias, fossem desconsiderados, de maneira que voltasse a estar habilitado. E o está.

A vereadora angrense, a médica Cássia Caldellas, publicou em sua página no Facebook a sua satisfação com o informe - e se pôs dentro da conversa ao dizer: "... conseguimos a autorização para trazermos a faculdade de medicina", sempre no plural. E acrescenta: "Vamos continuar trabalhando... E vamos as próximas etapas, com muita garra". Ela também discursa sobre isso na tribuna legislativa. 

O deputado federal Fernando Jordão (PMDB), adversário político da prefeita Conceição, também soltou em sua página no Facebook uma nota - chamando para si a responsabilidade pela reabilitação do Município, ao dizer: "Quero agradecer ao Ministro da Educação por atender o meu pedido de reconsideração quanto ao curso de Medicina de Angra dos Reis. Dia 04 deste mês, entreguei um ofício nas mãos do Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Jorge Rodrigo Araújo Messias". 

Os jornais de Angra, todavia, e da região noticiaram com o alarde e espanto necessário a forma como ocorreu a desabilitação de Angra sobre a Faculdade de medicina dentro do programa do Governo Federal, há algumas semanas, pondo diretamente na conta do Presidente da FusAr os erros nos procedimentos. Ao jornalista Jesiel Ferreira, o Sr. Vasconcellos disse uma coisa, contradita em poucos minutos depois por uma 'Nota Oficial' da Prefeitura. Ficou esquisita a história, mas o enredo conhecido. A Prefeita, que é na conta de quem se debita essas coisas, reagiu com silêncio externo, mas operou politicamente para tentar reverter a situação, indo pessoalmente a Brasília - foi também notícia nos principais veículos de informação da região, quando conversou no Ministério. 

Isto posto, é o seguinte: Angra precisa de gente qualificada para dar prosseguimento aos trabalhos e cuidar para que haja um acompanhamento técnico sobre os desdobramentos. Há um rito burocrático que precisa ser compreendido e seguido, de maneira que a gestão política da prefeita funcionou, os demais apoios certamente ajudam e não atrapalham, e Angra precisa mesmo desse benefício - que terminará contemplando toda a região. Os dividendos políticos que se quer extrair do fato é coisa de cada um e suas assessorias. Excelente notícia - aos trabalhos, senhores.
-
18 horas    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: