quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

CHUVAS: GOVERNADOR DO RIO SEMPRE ATRASADO

Olha, conheci de perto as principais tragédias - em consequência das fortes chuvas nas duas últimas décadas em Angra/RJ. Não é possível para mim apontar - e ter que provar uma só razão pela qual tais eventos ocorreram. Há várias possibilidades, além do fator natural. Mas, algumas questões podem e devem ser apontadas, quando, no mínimo, contribuíram para que se chegasse a este ponto. E todos eles já foram objeto de abordagens nesta página.

Este vídeo que compartilho aqui foi publicado há pouco na página do Governador Sérgio Cabral no Facebook, ele se refere as últimas chuvas fortes no Rio, que causaram uma série de transtornos e prejuízos à cidade, principalmente nas da Baixada fluminense. 

Ouçam o que ele reproduziu... 


Em poucas palavras digo o seguinte: Primeiro, não vi em momento algum o Governador falar em gente, em pessoas, em cidadãos, em vítimas, em famílias, em ser humano. Segundo, de certo modo, ele camufla a verdade econômica do Estado ou passa um tremendo recibo de incompetência em sustentar as peças publicitárias de seu próprio Governo, já que centra toda sua fala na boia que pediu aos Ministros de Estado para ver se tira a água do nariz da máquina que ele próprio comanda. Neste caso, das duas uma: ou ele pavimenta um caminho para pôr a culpa no "outro", caso esses recursos não cheguem; ou ele quer demonstrar extremo relacionamento institucional e manter acesa a chama de seu apoio à Presidente Dilma, já usando esses fatos tristes dos alagamentos nas cidades para demonstrar parceria à quem ele quer que convença o senador petista Lindbergh Farias a jogar a toalha sobre suas pretensões majoritárias no estado.

Isto posto, encerro neste parágrafo, chamando a atenção para o fato de que em momento algum o Governador falou sobre a importância de qualquer que tenha sido uma obra de prevenção, provavelmente porque seu governo foi displicente demais em relação a isso, logo, remontando seu discurso sempre atrasado - que mais soa como desculpa. Foram pelo menos, até agora, 39 municípios afetados, e há vítimas fatais.  Ele se atém a reparação de danos. Não faz qualquer sentido isso. As obras de engenharia de contenção de Angra não foram concluídas em 2012 - e ficaram sob responsabilidade do Estado. Neste ano, 2013, ele anunciou como investimento novo aquilo que deixou de liberar no ano passado. Finalmente, se sua atenção fosse de fato focada nessa questão, o trabalho de mapeamento das áreas de risco e um amplo programa de prevenção deveria ter sido empreendido por sua gestão como política de Governo, independentemente dos pedidos - feitos sempre com pires nas mãos, dos prefeitos das cidades. 

Com todo respeito, esse Governador do Rio está sempre atrasado, chova ou não. Ele convocou uma reunião para logo mais, à tarde, com prefeitos e seu staff para novamente tentar esconder o flagrante desserviço de seu Governo em relação a essa questão. Não é a primeira vez que isso ocorre, nem será a última, só as reações do Governador é que são sempre a mesma.
-
14h07min.     -   adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: