sábado, 28 de dezembro de 2013

COLETIVA E CONVESCOTE: UM RELATO

Não havia de ficar barato a peitada da empresa de ônibus sobre o Governo - na discussão pelo pagamento do programa Passageiro Cidadão. Ela engoliu o sapo e conquistou na Câmara o direito de regular o subsídio. Agora, com base em dados técnicos e demandas perceptíveis, ela dará o troco, e já anunciou para o ano que vem, 2014, a concessão de novas linhas no transporte urbano e a licitação para novas empresas de ônibus. 

Falou ainda que uma solução para o imbróglio entre Saae e Cedae está perto do fim, mas não disse o que pretende fazer. Eu arrisco um palpite, possivelmente vai buscar solução na parceria com a iniciativa privada. É o que as administrações modernas estão fazendo. A Prefeita de Angra/RJ, a petista Conceição Rabha, conversou conosco, internautas e jornalistas da imprensa tradicional, no último dia 26/12. 

Pelo que discursou, 2014 promete ser enfim o ano da "mudança". 
É o que a população espera.


Para os governistas, foi um momento importante, um balanço da gestão para fechar o ano. Para a oposição, terá sido uma prosa insalubre, visto que a primeira mandatária da cidade debitou na conta da herança os problemas para o alavancamento da cidade neste primeiro ano, mesmo sem ter discursado com esta retórica diretamente; aliás, ela se tocou que o pessimismo afugenta e mudou o tom - se declarou uma otimista, e que bom, e creditou na conta desta gestão toda euforia orçamentária e previsões de investimentos em "44 grandes projetos" pelo seu Governo, falando em recuperação fiscal, incremento de receita e tudo mais...

Importantes setores de infraestrutura logística e operacional da economia local, como Porto, Terminal Aquaviário - o Tebig e o aeroporto na Japuíba serão mesmo expandidos. Ela não foi tácita, mas disse que tem conversado em silêncio sobre esses setores em reuniões com o Estado e a União, e demonstrou entusiasmo. Outro ponto que deve ser levado à nota é o em que tanto a prefeita quanto o secretário de Governo, Robson Marques, disseram sobre importantes canais de conversações que tem sido abertos com investidores privados - que teriam interesse na cidade, porquanto, o seu discurso de regulação na legislação ambiental local. 

A conjuntura lhe é favorável, há recursos previstos, é ano eleitoral - quando normalmente se consegue agilizar liberação de recursos, há um clima bom na Câmara municipal. Todas as condições estão postas à mesa, e o que se espera é que as coisas de fato aconteçam. É ano eleitoral e a atenção dos adversários  costuma estar mais centrada em seus projetos partidários, logo, terá um certo refresco nesse período. Para finalizar, perguntei sobre seu relacionamento com seu vice-prefeito, o Leandro Silva, e ela disse que vai muito bem, que é seu braço direito, conquanto, não há fissuras aparentes. 

Conquistar o coração do cidadão munícipe é um desafio, mas é preciso também trazer à mesa de discussão e alinhavar um entendimento institucional com o servidor público do Município, já que a opinião pública começa a cobrar respostas aos problemas e soluções para as agendas, e o Sinspmar tem subido o tom em relação as negociações salariais com o Governo - e o atraso no pagamento do mês de dezembro fez transbordar o copo da paciência. Para 2014, mais que otimismo ou desculpas, o que se quer são resultados. 


Vice-Prefeito, Leandro Silva convida 
jornalistas e comunicadores para confraternização



Ontem (27), participei, juntamente com outros jornalistas, repórteres fotográficos e cinegrafistas e comunicadores, de um almoço de confraternização de fim de ano - à convite do vice-prefeito da cidade de Angra/RJ, Leandro Silva. Foi um evento simples, mas muito bacana, uma conversa informal sem nenhum protocolo. 

O político falou sobre sua visão de governo, sobre suas frustrações e expectativas e ouviu dos profissionais de comunicação uma opinião acerca do relacionamento do Governo com a imprensa, quando ouviu muitas críticas nesse sentido, e também sobre uma visão de cada um sobre a atual gestão da cidade. Foi um momento proveitoso e descontraído. Muito trabalho pela frente. 
Mãos à obra.
Feliz 2014 para todos.
-
10h33min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: