quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

OPERAÇÃO VERÃO CONJUNTA

A Prefeitura de Angra/RJ está divulgando algumas de suas ações prévias ao carnaval - de controle turístico na cidade. Em alguns casos, como se lê, há ação conjunta com outros órgãos públicos, como as Polícias Rodoviária e Militar e também a Prefeitura de Paraty. Entre as medidas tomadas, está o acompanhamento da taxa de reserva e ocupação dos meios de hospedagem, controle de acesso de pessoal à Ilha Grande, orientação, entre outras. Na madrugada deste último domingo (9/2), foi montada uma barreira na RJ-155, segundo Nota Oficial da Prefeitura de Angra/RJ, próxima ao Centro de Informações Turísticas da Serra D'Água. De 44 ônibus abordados, 10 tiveram que retornar à sua procedência por falta de documentação ou autorização para estacionar nos municípios da Costa Verde.

Segundo a presidente da TurisAngra, Maria Sílvia Rúbio, houve aumento no número de pedidos de autorizações, no mês de janeiro. Foram 544 solicitações, contra 203 do mesmo período do ano passado. Um aumento de mais de 120%A estimativa da TurisAngra é que a taxa de ocupação no período fique acima dos 90%, como registrado no último Réveillon. A Prefeitura fez vistorias em diversas praias contra o camping selvagem e o preparo de alimentos em áreas públicas, atividade proibida pela lei municipal n° 8.585/2012.

Vila Histórica de Mambucaba


No último dia 6/2, depois de muita preparação e organização, a TurisAngra coordenou uma conversa institucional com a sociedade, na sede da Associação de Moradores da Vila Histórica de Mambucaba, que teve como objetivo discutir as propostas de ordenamento para o período do Carnaval. O local, há muito, passa por grandes problemas durante o carnaval, principalmente.

Em 31/12/11, publiquei uma carta do leitor Adriano Abbud, que se referia ao local, para a qual eu os convido á leitura, e releitura para os que já leram: "Vila Histórica: O Debate não Cessa". Essa questão do ordenamento não é nova, mas precisa ser mantida e intensificada. Há que se ter, e tenho por certo que tem havido, cuidados com a Ilha Grande também. Um Plano de manejo e de Capacidade de Carga para o local não é de hoje. Um Plano de Gerenciamento Costeiro para a preservação da Baía da Ilha Grande também se faz imprescindível. Enfim.

Infraestrutura Urbana


Ontem (11), entre um compromisso e outro em vários lugares, almocei e conversei com o prefeito em exercício da cidade, Leandro Silva, e o deputado federal Marcelo Matos (PDT/RJ), justamente quando falei sobre esse assunto e cobrei explicações quanto a precária infraestrutura urbana na cidade para atendimento da população e sobrecarregada com os períodos de pico. Há o reconhecimento de que a oferta está muito aquém da demanda e que investimentos se fazem urgentes e necessários.

Leandro me disse que a Prefeita da cidade, a petista Conceição Rabha, já determinou uma série de ações operacionais e administrativas à direção do Saae, que ele tem feito parte das reuniões de trabalho e das negociações empreendidas com o Estado, para que uma solução do imbróglio com a empresa Nova Cedae seja encontrada. Há previsões otimistas para ainda este ano, segundo ele, mas que não podia adiantar por enquanto, por razões estratégias, visto que envolve questões de ordem jurídica e um grande interesse comercial, sabendo que a gestão da água e saneamento é um grande negócio. 

O que disse para ele, reitero aqui, é que não é mais possível conviver com uma cidade com tão forte apelo turístico, com tanta demanda e especulação imobiliária, com a crescente abertura de novos postos na rede comercial, com as empresas de grande porte se expandindo, com a atração institucional por novos empreendimentos, sem que essa questão seja antevista. Estabeleça-se, sugeri, um Plano de Controle Urbano - com todas as suas implicações e um redimensionamento desa infraestrutura, sempre dialogado com a sociedade, ou feche as portas da cidade para um balanço e ateste seu processo falimentar urbano. Leandro e o deputado fizeram suas ponderações e todos à mesa concordaram que é preciso fazer mais e melhor pela cidade. Espero por soluções.
-
11h40min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: