terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

RAUL POMPEIA: UMA HISTÓRIA PRESERVADA


Conversei hoje um pouco mais com o amigo José Mário dos Santos (o Zé Mário), Presidente fundador da Associação Cultural Raul Pompeia, em Angra/RJ. Exultante, mas sem deixar de suar e muito a camisa em busca da concretização de seu sonho, ele, que não é escritor e sim um técnico de edificações, me narrou um pouco da experiência que este projeto lhe tem concedido e das conquistas que tem tido em torno do seu sonho - hoje realidade. Simplesmente, Raul Pompeia participou da constituição da ABL, mas faleceu antes do apogeu e, desde então, isso ele fala com emoção à flor da pela, é o Zé Mário o único angrense convidado para participar das reuniões dos acadêmicos, uma honraria e tanto. 

A discussão hoje está centrada na parte estrutural, já que ele tem o aval e a chancela da Academia Brasileira de Letras - ABL para a construção do espaço onde será a sede administrativa da Associação Cultural, cujo nome já está definido - será Centro Cultural Raul Pompeia. Entusiasta e apoiador da iniciativa, entre vários nomes que se destacam, cito o do acadêmico Evanildo Cavalcante Bechara, que ocupa a cadeira n° 33 na BAL, cujo patrono é o angrense Raul Pompeia.


Zé Mário fala da felicidade de já ter realizado três feiras literárias, com a 4° edição prevista para 2015. O 6° concurso de poesias, que já está com as inscrições abertas desde 25/12/13 e encerra-se a entrega dos trabalhos em 06/05/14, tendo por tema a Copa do Mundo da Fifa. Em termos de comunicação social, a entidade já possui um sítio eletrônico (www.raulpompeia.art.br) e um perfil no Facebook, mas, segundo ele, este é só o começo dos trabalhos, pois muita coisa em termos de socialização cultural virá por aí. Os rojões do momento, é inegável sua alegria, está na biblioteca Raul Pompeia, que está montada e liberada para novos sócios, já contando com mais de 12 mil títulos, sendo praticamente tudo doado pela ABL, havendo uma pequena parte doada também pela editora Nobel, outra parte pela Eletronuclear e pela comunidade angrense.

Por Requerimento de autoria da vereadora Lia do Carmo, aprovado pela Câmara, foi submetido à análise da Prefeita Conceição Rabha - e sua devida autorização, a Cessão de Permissão de Uso do Solo para a construção do Centro Cultural Raul Pompeia, que está previsto para uma área no bairro Verolme, para o qual já existe um projeto em que, após cumpridas as formalizações burocráticas, será enquadrado na Lei Rouanet. Zé Mário, incansável na busca desse projeto, me disse que sua expectativa é que o diálogo institucional flua e que a Prefeitura dê celeridade aos procedimentos, com a preocupação de ser este um ano eleitoral, caso atrase muito, venha a ter problemas na captação de recursos.
-
11h20min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

MEUS PARABÉNS! RAUL POMPEIA, ZÉ MÁRIO E SÓCIOS. PARABÉM ADELSON PIMENTA PELOS COMENTÁRIOS AO RAUL POMPEIA, ESSE MERECE. 13/02/2014