quinta-feira, 17 de abril de 2014

E O TEBIG? O TPN ESTÁ NO MAPA DOS INVESTIMENTOS NO ESTADO.


Fernanddo Jordão
Pela manhã de ontem (16), o ex-deputado federal (suplente), Fernando Jordão (PMDB/RJ), participou do programa Talk-Show da rádio Costazul Fm, em Angra/RJ. Experiente, mais que falou que foi interrogado e, de certo modo, terminou pautando a prosa. Fernando levantou a bandeira que empunhou na linha de frente há cerca de um ano e meio, qual seja, o projeto de expansão do Terminal Aquaviário da Transpetro - o Tebig. Falou, é claro, depois da insistência dos apresentadores, sobre outros assuntos, mas seu foco foi este. 

Disse, primordialmente, que a saída do ex-secretário Carlos Minc do Governo estadual teria reaberto o espaço para essa conversa, acusando o petista de manobrar para levar esses investimentos para Maricá - governado pelo PT; falou que conversou com o Secretário de Desenvolvimento do Estado, Júlio Bueno, que havia sido contra este projeto, e que este lhe teria dito que a conversa precisa mesmo ser retomada, ou seja, Fernando recriou o assunto e tenta provocar o debate. Não fez isso sem deixar de fustigar o tempo todo o grupo político de sua adversária, a prefeita petista Conceição Rabha.

Decisão Rio


Acontece que essa história não bate. É razão de luta, concordo, mas as informações oficiais dizem outra coisa. O mapa dos investimentos do estudo Decisão Rio 2014-2016 diz que o Rio de Janeiro vai receber R$ 235,6 bilhões em investimentos privados e públicos entre 2014 e 2016. O cálculo é do estudo Decisão Rio, produzido pela Firjan. No documento é possível ver o desenvolvimento no interior do estado, embora a capital seja a responsável pela captação do maior número de recursos. Numa leitura rápida, o maior investimento previsto para Angra é o da construção de Angra 3. Quando pesquisei os investimentos em infraestrutura portuária (foto acima), a informação é o de que investimentos na ordem de R$ 5,4 bilhões estão programados para a construção do Terminal Ponta Negra - TPN, justamente em Maricá. 

Acesse o estudo completo aqui: 
http://www.decisaorio.com.br/o-estudo/o-estudo.htm


Conceição Rabha
Na entrevista coletiva que concedeu à imprensa e membros das redes sociais, registrada por mim em 26/12/13, (leia: "Coletiva: Os Destaques da Prefeita de Angra"), a prefeita da cidade, Conceição Rabha, quando questionada sobre o Tebig, respondeu: "Provavelmente será expandido, depende muito mais da Petrobras agora". De certo modo, ela disse a mesma coisa que Fernando, só que antes dele e com bem menos alarido. Por certo que as autoridades estão conversando, é o que pressuponho, mas, de qualquer modo, nesse mapa de investimentos no estado o que consta é o TPN e não o Tebig. 

Nessa mesma entrevista, ouvi a prefeita falar que tem feito um grande trabalho de reaproximação com empresários do setor produtivo e que a atração por novos investimentos estava surtindo efeitos. Pouco depois, já em 13/01/14, o governo local comemorava a ampliação do aeroporto da Japuíba, outro suporte logístico importantíssimo. Registrei isso, leia: "Aeroportos: Logística Regional".

Opinião
No fim das contas, mesmo considerando a disputa política que há entre ambos e a aproximação de uma eleição muito importante, digo que se há de fato disposição para retomar esse debate, que este seja feito o quanto antes, porque para o Mapa de Investimentos do documento Decisão rio 2014-2016, o que consta é o TPN e não o Tebig. E olhe que só me ative a isto, vale à pena dar um confere no link acima e dar uma boa pesquisada, certamente renderá outras discussões.
-
01h48min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

2 comentários:

Pedro Henrique disse...

Boa tarde, Adelson.

Moro em Minas Gerais e talvez por isso tenha alguma dificuldade na obtenção de informações sobre o TEBIG. A ampliação deste seria, no caso, para "abrigar" mais quatro navios ao mesmo tempo? E este "risco ambiental" na ampliação, realmente existe ou é somente uma desculpa?

Obrigado.

Pedro Henrique disse...

"Disse, primordialmente, que a saída do ex-secretário Carlos Minc do Governo estadual teria reaberto o espaço para essa conversa, acusando o petista de manobrar para levar esses investimentos para Maricá - governado pelo PT"

Angra não é governada pelo PT, também?