quinta-feira, 24 de abril de 2014

ANGRA: HÁ UM ESGARÇAMENTO POLÍTICO


A rádio Costazul FM abordou a questão do projeto de revitalização urbanística empreendida pela gestão do ex-prefeito da cidade de Angra/RJ, Tuca Jordão, se detendo, principalmente, na construção de quiosques na Praia do Anil, que até agora não estão em funcionamento. Além de enquetes feitas previamente, com perguntas que mais induziam que que indagavam, gravadas e editadas, foi criado o clima de pauta. O Secretário de Governo da Prefeitura, Robson Marques, foi ao estúdio para conversar um pouco mais sobre o assunto e trazer esclarecimentos.


Robson explicou que, tão logo ganhou as eleições, a prefeita Conceição Rabha determinou que se respeitasse os investimentos dos governos que a antecederam, mesmo discordando, porque ali havia dinheiro público. Em meados do ano passado, em julho de 2013, o Governo encaminhou à Câmara Municipal um pedido de autorização para poder organizar a concessão pública dos quiosques. O âncora do programa radiofônico, o Renatinho, disse que conversou com o vereador Thimóteo, que preside a Comissão de Justiça e redação sobre a matéria e que este reclamou da falta de diálogo do Governo. Robson disse que a Comissão deve se ater a legalidade ou não da medida e negou que o Governo tenha se furtado ao diálogo.

O Secretário adiantou que o projeto do Poder Executivo é fazer do local um espaço de culinárias temáticas, fazendo uma crítica sobre a forma como os quiosques antigos acabaram sendo explorados. São 4 unidades construídas e fechadas hoje. Sobre o papel da Câmara, Robson diz que respeita o papel institucional, mas que espera que a Comissão dê seu Parecer sobre os quiosques, mesmo que seja contrário, e que submeta o documento à deliberação do Plenário. A Comissão de Justiça é composta pelos vereadores Thimóteo, Chapinha e Macedo. 

Sobre o Oyster Bar (Mercado Redondo), o informe é de que a matéria já avançou na Câmara e a primeira licitação foi deserta. A Prefeitura está fazendo novas adequações no Edital, e este deverá ser relançado em breve, Outras abordagens foram feitas, mas quero me ater a este trecho.



Sobre qual ausência de diálogo trata o vereador Thimóteo? O Secretário Robson discordou e disse que não cabe a justificativa. De toda sorte, de um modo ou de outro, fica claro haver um distanciamento político entre as partes e a forma como vem se relacionando institucionalmente os mandatários de ambos os lados da praça não é satisfatória. Em meu parco e modesto entendimento, não é só o Governo, mas também os vereadores devem repensar a forma que estão se tratando a si mesmos e aos seus adversários, porque o esgarçamento tem provocado rupturas entre o interesse do cidadão e seu representante político no mandato eletivo. As urnas tem demonstrado essa insatisfação crescente. Cabe um debate mais apurado e menos açodado sobre o assunto, sem dedos em riste nem facas no pescoço. 
É o jogo!
-
10h08min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: