quinta-feira, 10 de abril de 2014

MEU ARTIGO NO JORNAL @VOZ (Prefeita X Eletronuclear)

Minha coluna na edição atual do prestigiado jornal @Voz, da Costa Verde fluminense. O periódico está repleto de novidades e notícias importantíssimas. Passe nas bancas e dê um confere.

Artigo Publicado:
PAGUE O QUE DEVE À CIDADE


A conversa não tem sido muito boa, um tanto quanto truncada - eu diria, entre o Governo petista de Angra dos Reis/RJ e a alta cúpula da empresa Eletronuclear. Não se trata de birra política ou desavenças ideológicas, longe disso, o papo é mais estreito - e atende diretamente ao interesse público. O fato é que recursos das chamadas contrapartidas do empreendimento Angra 3 estão, de certo modo, contingenciados pela operadora do sistema de energia nuclear. Mas, veja bem, apesar de reclamar da prestação de contas da Prefeitura - ou da falta desta, mesmo regido por instrumento jurídico que assegure este absurdo direito ao empreendedor que paga pelas medidas de mitigação de seu empreendimento, soa estranho ver que a bronca se dá com a municipalidade. Alega a direção da Eletrobrás - Eletronuclear, que colchões doados à Defesa Civil municipal sumiram, e que as Contas não teriam sido prestadas - e coisas do gênero, razão pela qual a chave do cofre onde está os recursos devidos das demais parcelas não estaria sendo disponibilizada..

Em meu blog (programadeopiniao.blogspot.com) escrevi algo sobre o caso. Em minha ponderação questiono o fato de haver órgãos públicos com incumbência de fiscalização sobre o dinheiro público, sob os quais a Prefeitura está legalmente sujeita, além da prestação de contas que precisa ser feita à sociedade; logo, em meu entendimento, não podia - nem devia ser uma empresa que arca com as medidas de mitigação, definidas no ato do licenciamento ambiental de seu empreendimento, que fiscalizasse se os recursos estão ou não sendo aplicados naquilo que foi proposto. Foge ao expediente da empresa, neste caso, creio eu. Mas, não me parece que essa tese seja uma briga que a prefeita esteja disposta a comprar, embora devesse.

Conceição Rabha, segundo informações preliminares, já estaria com sua paciência no limite em relação ao tratamento dispensado pela empresa à cidade. As informações davam conta de que uma reunião de diretoria da empresa se fazia necessário para que a matéria tomasse espaço na pauta - quando então se definira se deveriam ou não pagar o restante das parcelas, que devem e estão atrasadas, para a Prefeitura. Numa reunião ocorrida nos últimos dias, entre as partes desse processo, ao que parece, segundo fontes da própria empresa, a conversa foi dura. O tom foi respeitoso, mas com decibéis acima do normal para a ocasião, quando uma linha mais próxima do entendimento entre as partes teria sido definida. A prefeita estaria disposta a jogar duro com a empresa, tanto quanto dificultando estaria a direção da Eletronuclear para o Governo. Enquanto isso, obras deixam de acontecer, conforme se previa no acordo assinado entre as partes.
Lupa no caso!
-
20h30min.     -       adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: