quarta-feira, 16 de julho de 2014

DESAFIOS OLÍMPICOS PARA ANGRA

Olá.
Aqui está o meu artigo enviado para a edição desta semana do prestigiado jornal '@ Voz', da Costa Verde fluminense. O bacana é que o periódico traz uma série de outras abordagens, reportagens bem fundamentadas e matérias de grande interesse do leitor. Vale a pena dar um confere. O jornal é encontrado nas bancas e nos postos de distribuição.


A Copa da FIFA no Brasil acabou e a Alemanha foi a campeã. A cidade de Mangaratiba fez o dever de casa e serviu de base para a seleção italiana. O município de Angra não demonstrou muito interesse por esta organização, porquanto ficou de fora. Mas, há na agenda nacional um outro grande evento internacional à ser realizado, as Olimpíadas de 2016. Não é tarefa fácil precisar números sobre os ganhos dessa exposição, mas é certo que a marca da cidade está muito mais conhecida mundialmente, restando para Mangaratiba fazer gestão no seu marketing de atração turística.

A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha (PT), certamente sabe dos diversos canais de oportunidades que se abrem para uma cidade que serve de sede ou sub-sede para as equipes que participam das competições olímpicas. E mais, o evento será no estado do Rio. É hora de se programar, fazer também o dever de casa. Por que não sediar algumas das modalidades? A TurisAngra, Cultuar e secretaria de Esportes, principalmente, devem, a meu ver, buscar diálogo institucional com o Comitê Olímpico Brasileiro - COI e se apresentar, saber como e o que deve ser feito para que a cidade esteja no jogo. Tenho a convicção de que é bom se inserir nesse processo.


Expansão, Reordenamento e Controle Urbano
Desenvolvimento e Oportunidades

Já comecei as gravações para meu próximo programa de televisão. Para esta primeira exibição conto com o apoio, a adesão e o entusiasmo do Leandro Saadi, especialista em imagens aéreas e monitoramento ambiental fotográfico feito sobre um paramotor. Ele fez parte da expedição de Lu Marine sobre a Rodovia Tansamazônica, numa série que foi gravada para o programa Fantástico da Rede Globo, entre tantas outras missões, expedições e trabalhos, ou seja, um profissional tarimbado. Não tenho dúvida de que o programa, que tem nome provisório de 'Poder & Café' será diferenciado em conteúdo e debate para a sociedade.

A proposta para este início é a de discutir algumas das agendas públicas mais importantes para a cidade: Expansão territorial com elevado grau de crescimento demográfico, a ocupação irregular e os muitos parcelamentos irregulares de terra - e suas terríveis consequências para uma cidade que carece de pesado investimento em setores de infraestrutura; o ambiente propício para o desenvolvimento municipal, com ganhos e perdas reais, e o cenário que se cria para oportunidades. Uma conversa franca com especialistas, com estudiosos, com gente do governo e da sociedade, ouvindo opiniões divergentes, vozes que podem contribuir na construção de novos caminhos e na busca de soluções. 

Tenho por certo que o programa será um novo fórum de encontro e confabulação pelo bem de todos. Nos próximos dias, no canal Master TV, na operado NET de Angra
adelsonpimenta@ig.com.br 
-
10h16min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: